Alunos escolhem os 13 vereadores do Projeto Câmara Jovem de Jacareí

O clima de eleição está tomando conta de 13 escolas de Jacareí, onde mais de mil alunos escolherão os participantes do projeto Câmara Jovem 2015. Neste ano, o programa inicia sua 13ª edição, com a eleição de 13 Vereadores Jovens, que serão eleitos pelo voto direto de alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares.

O programa Câmara Jovem foi criado pelo Decreto Legislativo 203/2003, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT). De acordo com o decreto, podem concorrer alunos do 6º ao 9º período do Ensino Fundamental com até 14 anos de idade e estudantes do Ensino Médio, com até 16 anos de idade, desde que estejam cursando até o 2º ano.

Para a vereadora, a participação efetiva do jovem nos destinos da nação é importante para a maturidade do processo democrático. E isso só se faz com o envolvimento de todos. “A Câmara Jovem tem dado a possibilidade aos adolescentes e jovens de estarem presentes na vida da cidade e poderem contribuir na construção das políticas públicas com a visão do mundo deles, afinal, a sociedade tem que ser pensada para todos e por todos”, declara.

Neste ano, estão inscritas as seguintes escolas: Centro Educacional Sesi, Colégio Adventista, Colégio Anglo Jacareí, Colégio Atenas Paulista, Colégio Atmosfera, Colégio Sepp, Instituto de Educação Lions e as escolas estaduais  Darci Lopes, José Simplício, Laura Augusta de Carvalho Rosa, Professor Adherbal de Castro, Professor Benedicto Mauro dos Santos e Professor Sílvio José Secco.

Para Mayara Farias Sabion, vereadora jovem em 2104, o projeto foi uma maneira do jovem tomar ciência da responsabilidade de todos os trabalhos realizados por um vereador no desempenho de suas funções para a sociedade.

O Câmara Jovem me permitiu participar do exercício da vereança, acompanhar as atividades diárias do vereador, inclusive nas sessões plenárias, e me mostrou, principalmente, o que significa ser um representante da população no Poder Legislativo e a responsabilidade que o exercício de um cargo eletivo impõe”, afirma a estudante.

Esse raciocínio é compartilhado pela diretora do Instituto de Educação Lions, Hildelena Ferrari Pennelli. Para ela, o estudante participar de um programa como esse é importante para mostrar na prática como funciona o processo eleitoral e o exercício de um mandato no poder Legislativo. “Este é o primeiro passo para ele se sentir um cidadão e participar das decisões”, opina.

Eleições – As eleições ocorrerão até o próximo dia 15 de abril. Nesse período, servidores da Câmara Municipal de Jacareí visitarão os estabelecimentos para fazer divulgação institucional, coordenar e apurar o resultado dos pleitos feitos pelos alunos. Haverá, inclusive, cédulas de votação especialmente confeccionadas para o Câmara Jovem 2015. “A apuração é feita com a presença de todos os candidatos de cada escola, logo após a votação”, explica Cristiane Fidélis, chefe de cerimonial da Câmara.

Para a vice-diretora do Colégio Atenas Paulista, Heloísa Soerensen, toda esta movimentação tem um caráter cívico-pedagógico. “É importante que os estudantes tenham em mente que, além de votar, eles também devem acompanhar se as promessas serão cumpridas pelos candidatos eleitos”, salienta.

Em cada uma das 13 escolas, serão escolhidos o Vereador Jovem 2015, o 1º e o 2º suplentes. Todo o trabalho é feito em colaboração com a coordenação da escola e o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Posse – Os Vereadores Jovens serão empossados durante Sessão Solene prevista para acontecer em maio, em data ainda a ser definida. O mandato será até dezembro deste ano.

Durante o exercício do mandato, cada Vereador Jovem acompanhará a rotina de um parlamentar.  Durante o ano, a Câmara oferecerá aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, como a função desempenhada pelo vereador e o papel principal de um representante da população no poder municipal. Além disso, serão feitas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias.

No final da legislatura, os Vereadores Jovens apresentam seus Projetos de Lei, Decretos, Moções, Requerimentos ou Indicações.

Um dos projetos inspirados nas proposições dos vereadores jovens foi a criação e a implantação, em 2014, do Vota Cidadão, plataforma na internet na qual o internauta pode votar projetos de lei em discussão na Câmara Municipal.

Para Márcia Rosa, diretora do Colégio Atmosfera, que participa pela primeira vez do Câmara Jovem, o clima é de animação. “Esta é uma boa chance para mostrar ao jovem como exercer sua cidadania com consciência e, principalmente, responsabilidade”, pondera.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest