Câmara comemora aniversários de 70 anos de legislativo e 10 anos de TV Câmara

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite desta sexta-feira (30) sessão solene comemorativa de 70 anos do poder Legislativo da cidade e 10 anos da TV câmara Jacareí.

Diversas personalidades que fizeram parte da história legislativa municipal estiveram presentes, como Benedito Sérgio Lencioni, prefeito municipal de 1977 a 1982 e 1997 a 2000, Edson Aníbal de Aquino Guedes, vereador com maior tempo de vereança na história da cidade (28 anos), Izabel Christina Marques, filha da 1ª primeira vereadora mulher eleita, Thereza Porto Marques. entre outros ex-vereadores e autoridades atuais, como o prefeito municipal Izaias José de Santana.

Como forma de agradecimento, atuais e ex-funcionários também receberam homenagens, como os ex-diretores do Legislativo Municipal, Wanderlei Benedicto Ramos e João Antônio Grecco, e os secretários legislativos Vanda Elisa Diogo e Benedicto Anselmo Tursi, admitidos, respectivamente, 1973 e 1978.

“A criação das TV’s Públicas me deu o privilégio de trazer a ferramenta para a nossa cidade, transmitindo manifestação cultural e transparência para todos, quebrando o monopólio da mídia; É uma honra fazer parte dessa história”, disse José Carlos Diogo, ex-presidente da Casa à época do surgimento da TV Câmara.

Na mesma linha seguiu Benedicto Sérgio Lencioni, afirmando que “é o momento de lembrando de varias figuras que perpetuaram a história de Jacareí, este prédio que já foi considerado o mais bonito do interior paulista, sendo nosso orgulho e satisfação”.

História – O ato da mesa número 06/2018, de autoria dos vereadores Lucimar Ponciano, Abner de Madureira e Dra. Márcia santos, oficializou as comemorações em homenagem aos 70 anos do poder legislativo de Jacareí e aos 10 anos da TV câmara Jacareí.

O vereador é o mais antigo agente político do país. Começou a atuar em 22 de janeiro de 1532, com a criação da Câmara Municipal de São Vicente e, há quase 500 anos, é o principal intermediário entre o povo e o Executivo. Desde então, somente durante oito anos, entre 1937 e 1945, foi impedido de exercer suas atividades, quando Getúlio Vargas mudou a constituição, criou o Estado Novo e acabou com os poderes Legislativo e Executivo.

Com a queda de Vargas e a elaboração da constituição de 1946, a autonomia foi devolvida aos estados e municípios e a independência dos três poderes.

Em 1947 foram realizadas eleições gerais no Brasil e em 1º de janeiro de 1948 foram empossados todos os eleitos nas eleições gerais brasileiras, inclusive o prefeito e os vereadores eleitos da 1ª legislatura de Jacareí.

No dia 10 de janeiro de 1948, os vereadores de Jacareí instalaram a Câmara Municipal provisoriamente no prédio da associação comercial. Tomaram posse os primeiros vereadores e o prefeito, eleitos sob a nova constituição.

A partir daí começou a ser escrita a história do poder legislativo de Jacareí que hoje está em sua 17ª legislatura.

Em 15 de novembro de 1971 foi inaugurado o prédio onde a Câmara está instalada, obra realizada pelo prefeito à época Málek Assad e Bendicto Sérgio Lencioni, então presidente da Câmara. Nesses 70 anos, o Legislativo de Jacareí construiu, com seus parlamentares e servidores, uma história que merece ser comemorada, razão pela comemoração, com exposição de fotos e lançamento do livro “Câmara Municipal de Jacareí – 70 anos de poder Legislativo”.

TV Câmara – Em 28 de abril de 2008 iniciaram as transmissões da TV Câmara Jacareí, criada para transmitir as discussões e votações do Plenário e das comissões parlamentares, dando maior transparência à rede de elaboração das leis que regem o dia a dia do município. A partir de sua missão, tornou-se um veículo de divulgação das atividades parlamentares e se firmou como um canal público de informação e cidadania. Desde fevereiro de 2013 a TV Câmara Jacareí opera em sinal aberto sendo hoje uma referência para as TVs legislativas de todo o país.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest