Câmara condecora escolas com iniciativas sustentáveis em Jacareí

Parlamentares de Jacareí homenagearam 10 escolas que incentivam a sustentabilidade na rotina de seus alunos entre matérias teóricas e práticas que vão de coleta de materiais, manutenção de hortas, atividades para preservação de rios, entre outras.

A solenidade ‘Escola Amiga do Verde’ aconteceu na manhã de quarta-feira (8) e diplomou instituições públicas e privadas da cidade.

As escolas homenageadas foram EMEIF Roberto Donizete de Souza, EMEF José Éboli de Lima, Colégio UNIVAP, Colégio Rezende & Rezende, Colégio Atmosfera, Pequenos Gênios Educação Infantil, Instituto de Educação Lions, EE Professor João Feliciano, EE Profª. Olívia do Amaral Santos Canettieri e EE João Cruz.

“A educação em prol da sustentabilidade deve ir além de políticas públicas. Deve ter ações educativas, práticas diárias e, enfim, ser um estilo de vida”, discursou a diretora Kelly Vieira Juliani, da EMEIF Roberto Donizete de Souza.

Além dos diplomas, quatro projetos foram destacados pela Frente Popular em Defesa do Meio Ambiente e do Trabalho e pela Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente, ambas compostas de vereadores.

O projeto ‘Cuidando das Águas do Paraíba do Sul’, da EE João Cruz, foi considerado o mais desafiador. O mais sustentável foi para a EMEF José Éboli de Lima, com o projeto ‘Práticas Sustentáveis’.

Os projetos mais criativos foram para o Colégio Atmosfera com ‘Sustentabilidade em Foco’ e para a EMEIF Roberto Donizete de Souza com ‘Semana dos Bons’. Por fim, o mais consciente foi para a EE Profª. Olívia do Amaral Santos Canettieri com ‘Parque Meia Lua Sustentável’.

Outras práticas sustentáveis desenvolvidas pelas escolas são compostagem, recolhimento de materiais recicláveis e devido encaminhamento responsável, atividades educacionais constantes, realização de feiras orgânicas, plantio de árvores e captação de água da chuva para reuso dentro da própria unidade educacional.

Decreto – O Decreto Legislativo 391/2017 que institui o Diploma ‘Escola Amiga do Verde’, tem por objetivo homenagear escolas que promovam campanhas em benefício do meio ambiente através da integração e ação com seus alunos.

No mês de maio deste ano, todas as escolas do município receberam o convite para apresentarem seus projetos. Em junho encerrou-se a data de entrega para posterior análise por parte dos parlamentares.

Legenda: Representantes das escolas, da Secretaria de Meio Ambiente e vereadores após a entrega dos diplomas

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest