Câmara da Melhor Idade encerra mandato com 42 reivindicações em Jacareí

A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (13) sessão solene de encerramento do mandato dos membros da Câmara da Melhor Idade, edição 2017, em Jacareí.

Na sessão, os representantes apresentaram 42 reivindicações que foram oficializadas por meio de indicação ao prefeito Izaias Santana, assim como aos respectivos gestores de secretarias, autarquias e fundações da administração direta e indireta para o planejamento e possibilidades de execução. Caso a reivindicação solicite serviços de instituições alheias à administração municipal, o documento seguirá via requerimento.

Saúde – Entre as demandas da área de saúde, os membros da Melhor Idade reivindicaram a disponibilidade de medicamentos receitados pelos médicos nas unidades de saúde pública, a abertura nos fins de semana das farmácias instaladas nos postos 24 horas, maior agilidade para realização de consultas com especialistas, ampliação da validade das prescrições médicas, garantia de que os medicamentos de alto custo não faltem nos locais de dispensação e o estabelecimento de critérios para realização de exames de acordo com a urgência do paciente.

Mobilidade – Outro setor da administração pública sensível às reivindicações foi a mobilidade urbana. “No caso da mobilidade, reivindicamos, entre outras medidas, a parada de ônibus em todos os pontos para facilitar o acesso, melhoria das condições das calçadas para viabilizar o tráfego de cadeirantes, como ocorre, por exemplo, na calçada da Avenida Major Acácio Ferreira, assim como a regularização das faixas de pedestres que estão muito próximas das esquinas, como na Rua Cônego José Bento”, afirmou na Tribuna o presidente da Câmara da Melhor Idade, Adilson Domiciano de Jesus.

Na opinião da presidente da Câmara de Jacareí, 10% das demandas apresentadas já poderiam ser executadas imediatamente pelos órgãos da administração direta e indireta do município. “Esse percentual da demanda acredito que seja possível resolver rapidamente. As demais reivindicações podemos planejar para inclusão no Plano Plurianual (PPA) como forma de execução de médio prazo”, disse a vereadora Lucimar Ponciano (PSDB).

Também participaram da solenidade os vereadores Abner de Madureira (PR), Juarez Araújo (PSD), Márcia Santos (PV), Luís Flávio (PT) e Paulinho dos Condutores (PR).

Além de Adilson Domiciano, encerraram mandato Álvaro Barbosa, Antônio Corrêa de Lima, Antônio José Ribeiro, Brasília Moraes, Cátia Volpe Costa, Eduardo Vaz, Erotildes Martins da Cruz, Isnard Rodolfo, Maria Aparecida Arnaldo dos Santos, Maria Helena Bolanho Faria, Nair Maria das Dores Ribeiro e Rosângela Silva.

Os vereadores eleitos para a edição de 2017 da Câmara da Melhor Idade foram selecionados por meio de indicação do Conselho Municipal do Idoso.

Decreto – O projeto foi criado pela ex-vereadora Rose Gaspar através do decreto legislativo nº 343 de 2013 e consiste na realização de sessões legislativas com representantes da melhor idade para discutir temas e propostas relativas a melhorias da qualidade de vida a partir dos 60 anos de idade.

 O mandato dos vereadores da Câmara da Melhor Idade tem duração de um mês, a partir da posse dos indicados.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest