Câmara de Jacareí promove Outubro Rosa com palestra preventiva sobre câncer de mama

A Câmara de Jacareí realiza nesta sexta-feira (21), das 9h às 11h, palestra com a médica da Família Rita de Cássia Castro de Oliveira, a respeito da prevenção ao câncer de mama.

Promovido pela Escola do Legislativo, o evento representa a adesão do Legislativo Municipal à campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer de mama.

Além da palestra, a partir desta semana e até o final do mês, o prédio da Câmara de Jacareí estará iluminado de rosa em apoio à iniciativa.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, atrás apenas do de pele, respondendo por aproximadamente 25% dos novos casos a cada ano. Segundo levantamento do Instituo Nacional do Câncer (Inca), somente em 2015 foram diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no país. Já em 2016, a estimativa do instituto é que mais de 55 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Lei Municipal – Em 2013, a Câmara Municipal de Jacareí aprovou a Lei nº 5.785, que incluiu a Caminhada Pense Rosa no calendário oficial do município. A lei também prevê que, durante a semana que compreende o evento na cidade, os prédios públicos sejam iluminados com a cor rosa.

Campanha – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Desde então, a campanha é promovida anualmente em diversos países.

Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Legenda – Fachada da Câmara iluminada de rosa em apoio à campanha de conscientização sobre o câncer de mama

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest