Câmara discute fraternidade e política pública, tema da Campanha da Fraternidade 2019

A Câmara Municipal realiza na noite de segunda-feira (18), a partir das 19h30, sessão solene da Campanha da Fraternidade 2019, em Jacareí.

Com o tema “Fraternidade e Política Pública – Serás libertado pelos direitos e pela Justiça”, a campanha propõe despertar nas pessoas o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo. Para isso, a cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as nossas comunidades e toda a sociedade civil a ampliar sua reflexão sobre o tema em questão.

A proposta desse ano apresenta o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades.

As Políticas Públicas consistem nas ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade, especialmente para os mais necessitados. Elas são da responsabilidade, principalmente, do Governo e do Estado. Do Governo, porque ligadas a determinados executores temporários; e do Estado, porque são ações permanentes, como educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, ecologia e outros.

No entanto, as Políticas Públicas não são responsabilidade somente do Governo e do Estado, mas de todos os envolvidos em determinado problema (instituições e atores): consumidores, empresários, trabalhadores, corporações, centrais sindicais, mídia e outros.

Portanto, participar das discussões e execução das políticas públicas é ajudar a construir a fraternidade e a resgatar a dignidade de muitos cidadãos. A verdadeira política é o cuidado para com o que é comum e o esforço de realizar ações que ajudem na integração de todos na sociedade. É tarefa de todo cristão participar na elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas. Isso é fazer obras de misericórdia.

É neste contexto que entendemos o Papa Francisco quando fala da dimensão social da evangelização, afirmando: “A política é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (EG 205).

De autoria do ex-vereador José Carlos Diogo, o Decreto Legislativo nº 176/1999, que institui a Sessão Solene, normatiza a realização no período conhecido como quaresma e propõe a discussão do tema da campanha entre a sociedade civil e o poder público.

A Sessão Solene Campanha da Fraternidade 2019 será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, canal 12 da Net ou 61.4 da TV aberta.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest