Câmara empossa Prefeito e Presidente da Câmara por um dia em Sessão Solene

A Câmara Municipal de Jacareí realiza na terça-feira (25) a posse da Prefeita e Presidente da Câmara por um dia. O evento terá início às 10h no Plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jacareí e aberto ao público.

Será empossado o aluno Marcus Vinícius Galvão Ferreira, 11 anos, da Escola Estadual Professor Tito Máximo, como Presidente da Câmara, e a aluna Helen Cristiane da Silva Gomes Grafanassi, 15 anos, representando o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), como Prefeita por um dia.

A eleição dos representantes aconteceu dia 23 de setembro durante o seminário “#galeraunida: Cidadania Através do Esporte”, organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e realizado no EducaMais São João. Os dez postulantes para cada cargo vieram de escolas públicas e particulares presentes no evento.

“Eles vão poder entender mais a rotina, os processos decisórios e vão poder trazer um pouco desse conhecimento para sua vivência diária e sua comunidade”, alegou Fernanda Duarte, coordenadora do CMDCA.

Além do diploma alusivo ao evento, o prefeito e presidente da Câmara mirins acompanharão, respectivamente, os chefes do Poder Executivo e Legislativo durante o dia para conhecerem a rotina dessas autoridades, bem como receberão prêmio em pecúnia equivalente aos subsídios correspondentes a um dia de exercício dos respectivos cargos.

Cerimônia – O prêmio Prefeito e Presidente da Câmara Por um Dia teve início em 1979, através da Lei Municipal nº 1900, do então vereador Adilson Arice. Atualmente, a lei vigente é a nº 4793, de 2004, em conjunto com o Decreto Legislativo nº 216, do mesmo ano.

O evento é realizado anualmente e a eleição dos participantes é feita sempre pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), após indicação justificada das escolas do município. Podem participar como candidatos aos prêmios crianças ou adolescentes com idade entre 10 e 16 anos completos, alunos de qualquer escola da rede municipal, estadual ou particular de ensino de Jacareí.

Legenda – Em 2015, (da esquerda pra direita) Pablo Henrique dos Santos e Pablo Rodrigues Albino dos Santos posam ao lado do presidente da Câmara e do prefeito, respectivamente.

Crédito – Arquivo/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest