Câmara homenageia escolas que envolvem alunos em projetos de preservação ambiental

A Câmara Municipal de Jacareí realizou a Sessão Solene Diploma ‘Escola Amiga do Verde’, na manhã de quarta-feira (26). Receberam a homenagem 11 escolas públicas e particulares do município que promovem campanhas em benefício do meio ambiente e participação dos estudantes em tais projetos.

Dentre as escolas homenageadas, quatro receberam destaque nas classificações de projeto mais consciente, mais criativo, mais desafiador e mais sustentável. A avaliação foi realizada pela Comissão Julgadora da Câmara Municipal composta pelos vereadores que compõem a Frente Popular de Defesa do Meio Ambiente e do Trabalho. São eles: Abner de Madureira (PL), Aderbal Sodré (PSDB), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Dra. Márcia Santos (PV), Paulinho do Esporte (PSD), Sônia Patas da Amizade (PSB), Valmir do Parque Meia Lua (DC), além da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí.

Aproximadamente 130 convidados, entre alunos e educadores, foram prestigiar as escolas contempladas. São elas: Centro de Educação Nossa Senhora das Graças, Colégio Alcance (COC Jacareí), Colégio SEPP, Colégio UNIVAP Unidade Villa Branca, EE João Feliciano, EMEF Profª. Maria Thereza G. Oliveira e Escola Pequenos Gênios.

Além dessas, os destaques foram para a Creche Pré-Escola Geraldina de Oliveira, como o projeto mais criativo, devido ao trabalho ‘Horta e Fungicultura nas Escolas – Alfabetização Ecológica e Alimentação Saudável’. Como o projeto mais desafiador foi eleita a EMEF Profª. Maria Luiza Souza Pinto Vasques pelo projeto ‘Para Mudar o Mundo Começando por Mim’.

Já, como o projeto mais consciente, foi eleita a EMEI Irineu Idalgo Sanches Filho pelo projeto ‘Horta e Fungicultura nas Escolas’. Por fim, como o projeto mais sustentável, foi eleita a EE Profª. Hélia Divino de Souza pelo projeto ‘Agricultura Urbana e Meio Ambiente’.

Ana Quina, representante da Secretaria de Meio Ambiente, relatou as diversas atividades da pasta na área de desenvolvimento e preservação ambiental com foco na educação. Maria Thereza Cyrino, secretária de educação comemorou os resultados.

“É sempre bom vir aqui, porque a gente vem celebrar. Portanto, se você, educador, tem um plano, uma ideia que está te incomodando, faça-o brotar. Estamos vendo aqui tantos sonhos que pareciam impossíveis, mas que cresceram e agora florescem, nos mostrando que a realização de um ambiente melhor é viável”, exclamou a secretária.

Decreto – De autoria da vereadora Lucimar Ponciano, o Decreto Legislativo 391/2017 institui o Diploma Escola Amiga do Verde às escolas públicas e particulares de Jacareí que promovam campanhas em benefício do meio ambiente, através da integração e ação com seus estudantes.

Anualmente as escolas que queiram participar devem enviar seus projetos à Câmara Municipal durante a primeira semana de junho, quando é comemorada a Semana Mundial do Meio Ambiente, através de documentos, fotos, vídeos ou outro meio disponível, de forma a ser comprovado o seu objetivo.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest