Câmara Jovem 2018 encerra atividades em sessão solene

A Câmara Municipal realizou a Sessão Solene Encerramento da Câmara Jovem 2018, realizada na noite de quinta-feira (6). O plenário da Casa contou com a presença de parlamentares, familiares, professoras e diretoras das escolas representadas pelos vereadores jovens.

A cerimônia envolveu uma sessão ordinária onde os participantes apresentaram suas indicações, moções, requerimentos, pedidos de informação e projetos de lei de modo similar ao roteiro seguido pelos legisladores. Ao final da sessão, os vereadores jovens Augusto Fernandes Santos (Instituto de Educação Thereza Porto Marques), Emilli Amorim da Silva (João Feliciano), Fernando da Cunha Machado (Prof. Dorothoveo Gaspar Vianna), Marcela Vitória de Souza Silva (Dr. João Victor Lamanna), Maria Fernanda de Andrade Gomes (Colégio Rezende & Rezende) e Matheus Henrique Moreira Barbosa (Colégio SEPP) puderam se expressar em relação à participação no Projeto Câmara Jovem.

“Eu achei que não iria conseguir ser vereador jovem. Agora estou aqui falando em público, diante de câmeras. Estudei o conteúdo que nos foi passado aqui, aprendi muito com isso e com as saídas que fiz com o vereador. Hoje estou neste plenário e posso dizer que valeu a pena ter passado por aqui”, declarou o estudante Augusto Santos.

Dentre os vereadores presentes estavam Abner de Madureira (PR), Aderbal Sodré (PSDB), Dra. Márcia Santos (PV), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Paulinho dos Condutores (PR) e Valmir do Parque Meia Lua (DC).

Lucimar Ponciano, presidente da Câmara, esclareceu que os projetos de lei elaborados pelos vereadores jovens serão apresentados como indicação ao prefeito e, os que se encaixarem nos requisitos do Legislativo, serão analisados pela Mesa Diretora.

Aderbal Sodré incentivou a continuidade desse desejo de aprender e fazer o melhor. “Quando adolescente eu fui guardinha da JAM (Jacareí Ampara Menores) e isso mudou a minha vida. Eu peguei essa chance e não parei mais. Valorizem essa oportunidade, aprendam, não se acomodem. Eu sou um homem realizado, não por ser vereador simplesmente, mas por ser uma pessoa que lutou e hoje tem dignidade, profissão e família”.

 Câmara Jovem – Criado em 2003 pelo Decreto Legislativo nº 203, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar (PT), o projeto tem como objetivo ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente legislativo.

Os vereadores jovens foram escolhidos por voto direto entre os alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa. As eleições tiveram início em abril e os eleitos tomaram posse em 12 de junho em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Municipal.

Desde a sua criação, mais de 170 jovens participaram do projeto.

Legenda: Participantes, vereadores, familiares, amigos e representantes das escolas em sessão de encerramento do projeto

Créditos: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest