Câmara lança “Fiscaliza Jacareí” em seu site

A Câmara Municipal de Jacareí deu mais um passo rumo à transparência de informações públicas pela internet. Após ser pioneira com o Vota Cidadão – ferramenta online que permite votar em projetos de lei dos vereadores –, lança agora o Fiscaliza Jacareí com o intuito de qualificar o debate sobre diversos temas que envolvam a cidadania.

A novidade, que já pode ser acessada pelo site da Câmara, tem o objetivo de mostrar relatórios de desempenho municipal através de dados sociais e econômicos fornecidos por diversas fontes oficiais. Com gráficos simplificados e layout de fácil navegação, o Fiscaliza Jacareí permite ao cidadão fazer comparações entre diferentes épocas, trazendo ao público informações que estão espalhadas em diversas fontes, concentrando os dados e facilitando o acesso da população a eles.

“Muitas vezes a cidade é debatida sem informações verdadeiras e, se nós não partirmos nossa discussão de uma medida baseada em fontes oficiais, vamos ficar na área do achismo, dando espaço para manipulação e sem diagnosticar os reais problemas de Jacareí”, disse o presidente da Câmara, Edinho Guedes.

A iniciativa reúne três departamentos de Tecnologia da Informação, Comunicação e o de Estatísticas da Câmara Municipal que coletam os dados de fontes diferentes – órgãos federais, estaduais e municipais –, referentes à Jacareí.

“O desafio é alimentar os dados sempre que informações novas surgirem e mostrar ao cidadão números que geralmente são de difícil acesso para a sociedade”, esclareceu Gilberto de Andrade, analista de estatísticas da Câmara.

 IME – A Casa Legislativa também inaugura o órgão responsável pela criação do Fiscaliza Jacareí: o Instituto Municipal de Estatísticas. A unidade será responsável por instrumentalizar os serviços de fiscalização da Câmara e compartilhar os dados para o cidadão. O Fiscaliza Jacareí é a primeira criação do IME que, em breve, lançará novas ferramentas de fiscalização.

Clique aqui e acesse o Fiscaliza Jacareí!

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest