Câmara Municipal concede título de Cidadão Jacareiense a Julinho Martins Tosi

A Câmara Municipal realizou na tarde do último sábado (21) sessão solene para concessão de título de Cidadão Jacareiense a Julinho Martins Tosi.

Cerca de 40 amigos e familiares do homenageado compareceram às galerias da Casa para prestigiar a entrega da honraria, concedida por meio do Decreto Legislativo nº 376/2016, de autoria do presidente da Casa, vereador Arildo Batista (PT).

O título representa a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal em nome do povo jacareiense às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade, trazendo significativa contribuição ao município pelo exercício de suas atividades, sejam públicas ou privadas.

Em seu discurso na Tribuna, Julinho agradeceu à Casa Legislativa de Jacareí e ao autor do decreto pela homenagem e lembrou-se da responsabilidade de receber a honraria. “É um dia muito especial para mim. Meu amor e responsabilidade por Jacareí só aumentam depois de receber essa homenagem. Agradeço a Deus por me permitir vivenciar a emoção desta data depois de tantos anos de minha vida”, afirmou Julinho.

Para Arildo Batista, Julinho Tosi é cidadão de ideias e ações que indicam os caminhos para a construção da liberdade e da igualdade em uma sociedade mais livre e justa. “Quão atuais são suas ideias e quanto elas definem e explicam a nossa sociedade atual. Amigo Julinho, muito obrigado por tudo o que você fez e faz por nossa cidade”, disse Batista.

Além do presidente, a cerimônia contou com a presença dos vereadores Hernani Barreto (PT) e Edgard Sasaki (PSDC), e do secretário municipal de Esportes e Recreação, Gerson Pires de Godoy, que representou o prefeito Hamilton Mota. “Seu Julinho, que o exemplo de vida do senhor se reproduza para toda a sociedade”, afirmou Hernani. Já Edgard disse ser “uma honra para esta Casa conceder o título de Cidadão Jacareiense ao seu Julinho Tosi”.

Biografia – Julinho Martins Tosi nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1934, é aposentado gráfico, casado com a senhora Idair Ama Tosi há 53 anos, com quem constituiu sua família com quatro filhos, oito netos e um bisneto.

Dos 82 anos de vida, 70 foram produtivos no mercado de trabalho. Aos 17 anos foi eleito delegado sindical, posteriormente diretor sindical, vice- presidente e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica do Estado de São Paulo.

Foi também vice-presidente e colaborou na articulação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sociais). Politicamente participou do grupo POLOP – Política Operária em resistência à ditadura militar, um período de lembranças tristes pela a perda de queridos e destemidos companheiros que foram presos e assassinados.

Atualmente é presidente do Circolo Italiano “Leonardo da Vinci”, entidade sociocultural fundada em 1995 por descendentes de imigrantes italianos, voltada para divulgação e difusão da língua e cultura italianas.

Nos anos de 2002 e 2003, Julinho presidiu o Jacareí Atlético Clube, onde atualmente ocupa o cargo de conselheiro vitalício. “O Julinho é um motivador social, promove atos práticos como arrecadações diversas, a exemplo de alimentos e valores para entidades carentes no município”, concluiu Arildo.

Legenda – Julinho Tosi (ao centro) recebe título das mãos do presidente da Casa vereador Arildo Batista, em sessão solene realizada na Câmara na tarde de sábado (21)

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest