Câmara presta homenagem a pessoas que superaram a dependência química

A luta de pessoas que conseguiram superar a dependência química e se livraram do vício causado pelo uso de drogas será tema de homenagem no plenário da Câmara de Jacareí na sexta-feira (23), a partir das 19h30.  Durante a solenidade serão homenageadas sete pessoas indicadas por entidades regularmente instaladas em Jacareí, cujos trabalhos são voltados ao tratamento da dependência química.

No evento, as associações Missão Libertar, Fazenda Boa Esperança, Igreja Universal do Reino de Deus, Comunidade Fanuel, Igreja Assembleia de Deus, Grupo de Oração Fonte de Água Viva e Pastoral da Sobriedade apresentarão os respectivos indicados Fábio José Tibúrcio, Claudinei Oliveira, Edison Paes Duarte Junior, Ademir Carlos da Boa Morte, Leandro Régis da Silva, Antônio Carlos dos Santos e Daniel Aparecido Ribeiro, os quais receberão diploma de mérito pelo exemplo de superação da dependência química.

De autoria do ex-vereador Rogério Timóteo, a homenagem foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 336, aprovado pela Câmara Municipal em maio de 2013. O documento foi inspirado no Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas – tema criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que designou o dia 26 de junho como data de celebração.

Definição A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Dependência – No Brasil, o tratamento para os transtornos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é instituído por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criada pela Portaria nº 3088 de 23 de dezembro de 2011.

A RAPS tem, entre outros objetivos, o de promover cuidados em saúde particularmente aos grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas), a prevenção do consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas, a redução de danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas, a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária, e inclui, ainda, a melhoria dos processos de gestão dos serviços, parcerias inter-setoriais, entre outros.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest