Câmara rejeita criação de feriado da Consciência Negra em Jacareí

Excepcionalmente em virtude do feriado, a Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (16) a 38ª Sessão Ordinária do ano, tendo como resultado das votações dois projetos rejeitados, um aprovado e outro retirado da Ordem do Dia.

A proposta do vereador Paulinho dos Condutores (PR) que buscava instituir em 20 de novembro o “Dia da Consciência Negra” em Jacareí foi rejeitado por sete votos contrários.

O projeto, de acordo com o autor, visava homenagear o líder do Quilombo dos Palmares na época do Brasil Colonial (1530 – 1822), Francisco Nzumbi, popularmente conhecido como Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Entretanto, parte dos vereadores entendeu que existem formas mais eficientes de promover a melhoria na qualidade de vida no negro na sociedade, além de citarem questões como excessos de feriados municipais, que, segundo os parlamentares, prejudicaria o comércio da cidade, e falta de diálogo com as lideranças do tema em Jacareí.

 Rejeitado 2 – A ideia do vereador Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), que, no geral, dizia que somente poderia ocupar a tribuna durante o “Tema Livre” – momento em que o vereador costuma prestar contas do seu mandato ou tratar de assuntos específicos –, o vereador que, na sessão ordinária anterior, tivesse permanecido em Plenário durante o mesmo período, foi rejeitada por oito votos contrários.

A principal crítica do autor da proposta era sobre o esvaziamento das sessões após a votação dos projetos. “Costumeiramente observamos que alguns vereadores, logo após ocuparem a tribuna, deixam o Plenário e não mais retornam. Como o uso desse horário é feito em forma de rodízio, há também vereadores que ficam somente quando discursará ao final do expediente, sem falar naqueles que se ausentam e apenas retornam no horário previsto para usar a tribuna”, disse Valmir.

Homenagem – O vereador Rodrigo Salomon (PSDB) teve seu projeto de decreto legislativo aprovado pela Casa. A proposta concedeu Título de Cidadania a André Luiz Vaitsman Chiga, médico cardiologista da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí e morador da cidade há mais de 20 anos.

Retirado – A vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB) retirou da Ordem do Dia o seu projeto que busca obrigar os estabelecimentos que comercializam cães e gatos a emitirem, no ato da venda, o certificado que comprove sua origem, garantindo ao comprador que o animal seja pertencente a um criadouro devidamente vinculado aos órgãos competentes de registros oficiais.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest