Câmara retoma votação de projeto que cria programa de prevenção ao suicídio

A Câmara Municipal de Jacareí realiza nesta quarta-feira (13) a 19ª Sessão Ordinária do ano, com um projeto de lei inscrito na Ordem do Dia, de autoria do vereador Rodrigo Salomon (PSDB), que propõe a instituição do mês municipal de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, tendo como o dia 10 de setembro a data oficial do programa.

O projeto esteve para votação no dia 16 de maio, mas o vereador decidiu retirar o documento devido à leitura da, à época, relatório final da CPI da Pró-Lar.

De acordo com a proposta, os objetivos a serem cumpridos no mês de setembro são promover a valorização da vida, incentivar a conscientização sobre o problema, fomentar a formação de sistemas de acolhimento entre outras questões envolvendo o Poder Público Municipal.

“Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda cercado de tabus, o aumento dos casos de suicídio na sociedade vem obrigando o Poder Público a tomar medidas mais efetivas para conscientização da sociedade da sociedade”, afirmou Rodrigo Salomon, no escopo do projeto.

O programa Setembro Amarelo foi criado originalmente pelo órgão federal Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente, por meio do número 188, todas as pessoas que querem e precisam conversar.

Para ser aprovado, o projeto necessita do voto favorável da maioria simples do Plenário.

Idoso – A vereadora Márcia Santos (PV) traz ao Plenário o seu projeto de alteração da norma que trata da Câmara da Melhor Idade – programa criado em 2013 que visa dar espaço legislativo aos idosos de Jacareí. A proposta tem o objetivo de fazer modificações na data, na representação e na forma de eleição do programa.

Homenagem – Os vereadores Arildo Batista (PT) e Paulinho dos Condutores (PR) trazem dois projetos que concedem títulos de cidadania a dois moradores da cidade. Os nomes deverão ser divulgados caso os projetos forem aprovados por dois terços do Plenário.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest