Campanha de Fraternidade 2019 discute cidadania e Justiça Social em ato na Câmara

Com o tema “Fraternidade e Política Pública – Serás libertado pelos direitos e pela Justiça”, a Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (18) sessão solene da Campanha da Fraternidade 2019 com a proposta de despertar nas pessoas o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo.

O desejo da Igreja do Brasil neste ano é de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades.

O cerne das políticas públicas deve ser a família sempre à luz da palavra de Deus para o desenvolvimento da cidadania e a política como espaço de poder e opiniões que se enfrentam ou se unem na busca do bem comum, e que direciona a vontade de quem dela participa”, disse o coordenador diocesano Luigi Bertoncini, da região de São José dos Campos, durante apresentação da Campanha.

Proposta – Durante o evento Bertoncini oficializou a entrega de documento da Diocese de São José dos Campos contendo sugestões a serem discutidas e implementadas pelo poder público local a fim de auxiliar a sociedade em geral, em especial os mais necessitados, na inclusão e acolhimento de ações permanentes na saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, mobilidade e outros.

A proposta diocesana está relacionada na atenção aos conselhos municipais e na realização de audiências públicas para garantia de participação e controle sociais. “Tais ações têm o objetivo de ser um canal de informação pública da competência de cada conselho, sua área de atuação e sua constituição legal promover a participação de todo cidadão interessado em discutir e propor políticas públicas nos espaços democráticos e legítimos garantidos pela Constituição Federal”, completou o coordenador diocesano.

Origem – De autoria do ex-vereador José Carlos Diogo, o Decreto Legislativo nº 176/1999, que institui a Sessão Solene, normatiza a realização no período conhecido como quaresma e propõe a discussão do tema da campanha entre a sociedade civil e o poder público.

Legenda – Na Tribuna da Câmara o coordenador diocesano Luigi Bertoncini, da região de São José dos Campos, durante apresentação da Campanha da Fraternidade 2019

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest