Secretário de Mobilidade Urbana orienta vereadores sobre instalação de lombadas em Jacareí

Vereadores de Jacareí se reuniram na tarde de quinta-feira (4) com o secretário de Mobilidade Urbana Edinho Guedes para orientações e informações acerca da instalação de lombadas e travessias elevadas na cidade.

A reunião foi oficializada pela Comissão de Obras, Serviço Público e Urbanismo (COSPU) durante sessão realizada em 27 de março, motivada devido ao grande número de solicitações dos vereadores por esse tipo de instalação que consideram não atendidas pela Secretaria.

Segundo Edinho o encontro serviu para orientar os vereadores sobre as duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelecem as regras para lombadas e travessia elevada.

“Há normativas e objetivos para a instalação de travessias elevadas. Não se pode implantá-las em locais com guias rebaixadas e faixas de ônibus, por exemplo. Só aí, já eliminamos vários locais onde elas são solicitadas”, afirmou Edinho.

Os parâmetros seguidos pela Secretaria de Mobilidade são baseados na Resolução 600 de maio/2016 e 738 de setembro/2018, ambas do Contran.

O secretário também afirmou que já foram instaladas mais de 100 lombadas em sua gestão e as obras no Jardim do Vale (sul) começarão na próxima sexta-feira.

Para o presidente da Cospu, Juarez Araújo (PSD), esses esclarecimentos foram importantes porque filtram e direcionam as solicitações dos vereadores. “Há situações em que a lombada é mais adequada, outras em que a faixa elevada é que deve ser implantada, e outras em que outros redutores de velocidades seriam melhores. Entender isso é vital para focar as indicações dos parlamentares”, opinou Juarez.

Por fim, a reunião permitiu esclarecimentos de dúvidas pontuais de cada vereador em locais que consideram necessárias algum tipo de intervenção.

Cospu – A Comissão é composta pelos vereadores Juarez Araújo como presidente, Valmir do Parque Meia Lua (DC) como relator e Luís Flávio Dias (PT) como membro.

Contran –  Órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito.

Legenda: Encontro com secretário de mobilidade realizada quinta-feira (4), após sessão ordinária

Créditos: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest