Comissão de Saúde da Câmara faz reunião com diretoria da Santa Casa de Jacareí

A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Câmara se reuniu na manhã desta quinta-feira (26) com membros da diretoria e da equipe gestora da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí para tomar conhecimento dos trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos na maior unidade de saúde pública do município.

O encontro, conduzido pela superintendente do Próvisão – instituição filantrópica responsável pela gestão da Santa Casa de Jacareí – Meire Cristina Ghilarducci, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Antônio de Paula Soares, da vereadora Ana Lino (PMDB), presidente da comissão, dos vereadores José Francisco (PT) e Itamar Alves (PDT), respectivamente relator e membro da CSAS, além de representantes da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, Ghilarducci apresentou projetos que estão sendo implantados na reorganização dos espaços e equipes multidisciplinares do hospital para aperfeiçoar o fluxo interno e promover o acolhimento dos pacientes de forma humanizada.

O paciente não é um número; é uma pessoa que necessita de atenção e cuidado. Hoje, nosso foco é resgatar a humanização do atendimento”, afirma.

Para atender de maneira diferenciada as pessoas que procuram a instituição, o pronto-socorro do hospital adotou a ‘Classificação de Risco’ dos pacientes, um sistema cujo atendimento deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser por prioridade, no qual os casos mais graves são atendidos primeiro.

Quando o paciente entra na Santa Casa ele é recebido por uma enfermeira, que faz a primeira triagem e o classifica obedecendo três tipos de cores: o vermelho para os casos urgentes; o amarelo para situações que possuem risco, mas não são urgentes, e o azul, para os pacientes sem gravidade”, explica.

Outra modificação que irá beneficiar a dinâmica do atendimento é o remanejamento interno de salas e espaços para facilitar o fluxo das equipes nas dependências da unidade. “Esse trabalho vai ajudar muito na agilidade e fluidez do atendimento”, ressalta a superintendente.

Para a presidente da comissão de saúde da Câmara, a reunião foi produtiva e demonstrou as iniciativas que a nova gestão está adotando para aperfeiçoar os trabalhos internos e atender melhor a população.

Como um sistema de portas abertas, que atende qualquer paciente – seja do Sistema Único de Saúde ou particular – a Santa Casa necessitava de um procedimento que fizesse essa triagem, fundamental para o sucesso da assistência”, afirma Ana Lino.

Já para Paulo Malaquias, membro da comissão que representa a sociedade civil, o encontro serviu para desmistificar informações (equivocadas) que são transmitidas sem nenhum tipo de fundamento à sociedade.

Queremos conhecer a realidade do hospital para justamente não reproduzirmos o discurso comum de que o serviço não presta porque é público, fazendo a crítica pela crítica sem conteúdo e contexto em relação à maior unidade de saúde pública de nossa cidade, a Santa Casa”, diz Malaquias.

Ouvidoria e Assistência Social – Outra iniciativa que será implantada pelo Próvisão na Santa Casa de Jacareí é a criação da Ouvidoria. Segundo Ghilarducci, a medida abrirá um canal de comunicação direto com aquele que recebe a assistência, seja o próprio paciente ou seus familiares e acompanhantes.

Com a ouvidoria, o usuário terá um espaço para colocar suas críticas e sugestões, e, a partir delas, poderemos identificar possíveis falhas e corrigi-las, com as ações focadas na melhoria contínua da gestão”, afirma. Outra prática já adotada que tem contribuído na relação instituição-paciente é a visita da equipe de Assistência Social aos leitos.

Os profissionais promovem visitas aos pacientes para conversar e ouvir suas demandas”, conclui a superintendente.

Legenda – Ao centro, a superintendente do Próvisão, Meire Ghilarducci conversa com os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest