“Conhecimento é o processo que implica na ação e reflexão do homem sobre o mundo”, diz autor de Mérito Educativo Paulo Freire

A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira (30) sessão solene para entrega do Selo de Mérito Educativo “Paulo Freire” às escolas do 5º ao 8º ano da rede municipal e estadual que atingirem meta superior à média municipal projetada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que no ano de 2016 foi de 6.3, em Jacareí.

Na solenidade, foram homenageadas oito escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que ultrapassaram a média municipal. São elas: Professora Delly Gaspar dos Santos, Santa Rosa, Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos, Professor Sílvio Silveira Mello Filho, Professor José Éboli de Lima, Lamartine Delamare, Professora Célia Guedes e Professor Décio Moreira.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas que receberão o selo atingiram índices que variam de 6,5 a 7,4.

O Selo de Mérito Educativo Paulo Freire foi criado pela Câmara Municipal por meio do decreto legislativo nº 304, de 2010, de autoria do ex-vereador Laudelino Amorim. De acordo com o documento, o selo será outorgado às escolas municipais e estaduais que atingirem meta superior à média municipal do IDEB através da Prova Brasil. “Inspirei-me no educador Paulo Freire para fazer esta homenagem porque o homem só transforma suas condições de ser e estar no mundo a partir do instante em que o conhecimento se torna sua prática de ação sobre a realidade, processo que implica na ação e reflexão do homem sobre o mundo”, afirmou Laudelino.

Presente no evento, a secretária municipal de Educação fez relação do desempenho atingido do IDEB com fatores socioeconômicos e de saúde em contexto social de comunidades onde estão inseridas crianças e escolas avaliadas pelo índice. “Se quisermos compreender o resultado do IDEB em nossas escolas, não podemos fazer essa análise descontextualizada do ambiente social, econômico e de saúde de onde vivem nossas crianças: mortalidade infantil, renda per capita municipal, absenteísmo do professor em sala de aula e empregabilidade são fatores condicionantes que influenciam, para baixo, o resultado do IBEB nos municípios”, explicou Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Para a presidente da Câmara, existem inúmeros obstáculos que dificultam a construção do conhecimento, especialmente em unidades escolares inseridas em comunidades com vulnerabilidade social, que possuem crianças com déficit de nutrição, por exemplo. “Compartilho de um ditado africano que diz que é preciso toda uma tribo para cuidar de uma criança. Muitas vezes, as crianças têm dificuldade de concentração porque estão com fome”, afirmou Lucimar Ponciano (PSDB).

Além da presidente da Casa e da secretária municipal de Educação, compareceram à solenidade o vice-prefeito de Jacareí, Edgard Sasaki, e dos vereadores Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), Sônia Patas da Amizade (PSB), Luís Flávio (PT) e Abner de Madureira (PR).

IDEB – O Índice foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Legenda – Selo de Mérito Educativo Paulo Freire foi concedido a oito EMEF que ultrapassaram a média municipal do IDEB, que no ano de 2016 foi de 6.3, em Jacareí.

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest