CPI das Santas Casas colhe depoimentos de gestores da Saúde em Jacareí

A Câmara Municipal de Jacareí recebe a próxima sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Santas Casas, instaurada pela Assembleia Legislativa (Alesp) para investigar denúncias sobre a situação econômico-financeira da instituição filantrópica no Estado de São Paulo.

O encontro será realizado na próxima segunda-feira (5), a partir das 10h, nas dependências do Legislativo Municipal (Praça dos Três Poderes, 74, Centro), com o objetivo de ouvir gestores e vereadores do município, assim como provedores e funcionários da irmandade, a respeito das condições financeiras da maior unidade de saúde pública de Jacareí.

Segundo o relator da CPI, deputado Afonso Lobato (PV), de Taubaté, “a reunião será uma oportunidade para que todos possam se manifestar sobre a questão e para que os demais deputados, membros da CPI, tenham conhecimento da nossa realidade”, afirma o relator.

Questionado a respeito do parecer final da Comissão Especial de Inquérito (CEI), emitido no início do mês de setembro pela Câmara de Jacareí em relação ao desaparecimento de mais de 18 mil exames de pacientes da Santa Casa da cidade, o deputado informou que o documento foi analisado e servirá de informação complementar para o encontro.

Li o relatório final da CEI aberta pelos vereadores de Jacareí, e estou certo de que irei para esta reunião com o espírito aberto para ouvir e acolher as demandas e reivindicações dos vereadores e gestores da Saúde, em Jacareí”, conclui Afonso Lobato.

Para o presidente do Legislativo de Jacareí, o encontro demonstra o apoio da Câmara Municipal de Jacareí em relação aos trabalhos da comissão e seu interesse com a melhoria da qualidade da assistência prestada aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município. “É preciso entender que os problemas de gestão da irmandade são estruturais, e fazem parte da realidade administrativa de todas as unidades da Santa Casa no estado”, afirma Arildo Batista (PT).

Ainda segundo o vereador, o ponto-chave da atual condição financeira da instituição está relacionado ao modelo de gestão político-administrativo adotado pelo governo estadual nos últimos anos, em São Paulo. “O Estado, infelizmente, não tem utilizado de forma eficiente os recursos que cada região tem, gerando mais custos e causando transtorno aos pacientes”, relata Batista.

Falência – As dificuldades administrativas da irmandade para gerir a economia financeira são estruturais e fazem parte da realidade administrativa de grande parte das unidades da Santa Casa no Estado de São Paulo. Casos de municípios como Aparecida, Paraibuna, Lorena, Ubatuba, Guaratinguetá e Cruzeiro, expõem a instituição filantrópica – fundada há mais de quatro séculos – à beira do encerramento de suas atividades na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Jacareí – Sob intervenção da administração municipal desde 2003, a Santa Casa de Jacareí sofre com a falta de repasses financeiros por parte do governo do Estado de São Paulo. A situação agrava ainda mais o déficit financeiro do hospital, que acumula cifras da ordem de R$ 40 milhões, e, desde a última quarta-feira (30), não é mais administrado pelo Próvisão, entidade que fazia a gestão da unidade há um ano. Com a saída do Próvisão, a superintendência da Santa Casa – comandada por Meire Cristina Ghilarducci – passa a ser de responsabilidade dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde.

Representatividade – Os vereadores da Câmara de Jacareí marcaram presença durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das Santas Casas, realizada no último dia 21, nas dependências da irmandade, em São José dos Campos.

Participaram do encontro, o presidente da Câmara de Jacareí, Arildo Batista (PT), e os vereadores José Francisco (PT), Edgard Sasaki (DEM) e Valmir do Parque Meia Lua (PSD), além do secretário municipal de Saúde, Antonio de Paula Soares, e da então superintendente da Santa Casa de Jacareí, Meire Ghilarducci. Foi a maior representatividade parlamentar da região presente na reunião, conduzida por Afonso Lobato (PV), relator da CPI.

Além dos vereadores de Jacareí, estiveram presentes gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba, Ubatuba e São Luiz do Paraitinga.

Legenda – Reunião da CPI das Santas Casas acontece na Câmara de Jacareí (Praça dos Três Poderes, 74, Centro), a partir das 10h

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest