Edinho Guedes sugere incentivo à participação da população na gestão ambiental de Jacareí

Atento aos temas que visam à melhoria da qualidade de vida, o vereador Edinho Guedes (PMDB) se reuniu na última sexta-feira (23) com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Altemir Almeida, para sugerir a criação do Programa de Incentivo à Arborização Urbana e a ampliação do horário de funcionamento dos Locais de Entrega Voluntária (LEV), em Jacareí.

No encontro, o parlamentar argumentou sobre a importância de incentivar a população a desenvolver práticas ambientais corretas, assim como o estabelecimento de procedimentos para o plantio de árvores em áreas urbanas. “Um programa de arborização contribui diretamente para o aumento da umidade, ameniza o calor, eleva a qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, cria procedimentos para o plantio das árvores nas áreas urbanas do município”, afirma Guedes.

Já no caso da ampliação do horário de atendimento dos LEV, Edinho diz ser fundamental que tais locais funcionem por mais tempo aos sábados. “Muitos cidadãos têm apenas os fins de semana para realizar pequenas reformas em suas residências, e, quando necessitam destes locais, eles estão fechados”, diz o vereador.

Atualmente, os LEV funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Segundo Guedes, o atendimento restrito até as 12h aos sábados favorece ao descarte de resíduos – da construção civil, no caso – em locais inapropriados. “Polui a cidade e prejudica o Meio Ambiente”, ressalta.

Após o encontro, o vereador informou que o secretário acolheu sua sugestão e ampliará o horário de funcionamento dos LEV aos sábados até 17h. Para Edinho, “a população precisa participar ativamente da solução das questões ambientais e, para isso, o poder público precisa facilitar tal participação”, defende Edinho.

O Viveiro Municipal fica na Rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, no bairro Campo Grande, região sul de Jacareí. Os interessados podem procurar o Viveiro Municipal e agendar data e horário para retirar as mudas. O Viveiro cederá até cinco mudas por cidadão, além de orientar a melhor espécie e local para o plantio. Mais informações pelo telefone 3953-6822.

O município possui seis Locais de Entrega Voluntária, disponíveis para receber resíduos da construção civil, móveis, equipamentos domésticos, pneus, materiais recicláveis e óleo de cozinha. Os interessados podem entrar em contato através do telefone 3951-3551 ou pelo site oficial da Prefeitura (www.jacarei.sp.gov.br).

Denúncias sobre o descarte irregular de material em áreas públicas podem ser feitas no telefone 0800-163010 ou 3955-1918.

Rodrigo Vieira/CMJ

Legenda – Vereador Edinho Guedes (PMDB) durante reunião com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Altemir Almeida

Crédito – Assessoria/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest