Em noite solene, líderes religiosos atraem 300 pessoas ao Plenário da Câmara

A sessão em homenagem ao Líder Religioso, realizada na noite de segunda-feira (23), no Plenário da Câmara, foi algo que superou o mero ato solene e formal dentro do ambiente Legislativo de Jacareí. Além de atrair cerca de 300 pessoas – público registrado apenas em datas de posse de Prefeitos e Vereadores – o evento foi um momento de celebração ecumênica de comunidades religiosas atuantes em Jacareí, representadas por 11 líderes.

Na cerimônia, foram homenageados membros da Seicho-no-ei Jacareí, Comunidade Religiosa Jeová Rafá, Igreja Assembleia de Deus Casa Verde Alta, Grupo de Catequese de São Silvestre, Missão Jovem (Igreja Católica), Igreja Assembleia de Deus Min. Belém, Comunidade Santa Terezinha e Assembleia de Deus Madureira.

O líder da Igreja Assembleia de Deus Casa Verde Alta, pastor Ebenezer de Carvalho, foi o escolhido para discursar em nome dos homenageados da noite. Emocionado, Ebenezer agradeceu ao vereador Fernando da Ótica Original (PSC) pela indicação de seu nome e disse que o verdadeiro papel do líder religioso está no seu trabalho cotidiano junto às necessidades das comunidades.

Eu procuro exercer minha vocação de pastor fora do culto, no dia a dia da rua, próximo da comunidade, porque dentro da igreja todos sabem quem eu sou”, explicou.

O líder também aproveitou seu momento na Tribuna para solicitar às autoridades presentes melhorias de infraestrutura viária – no caso, o recapeamento asfáltico – para os moradores do Conjunto 22 de Abril, localizado na região oeste de Jacareí.

É uma comunidade que carece de atenção por parte do poder público, as ruas não são asfaltadas, e as dificuldades de locomoção para a região central da cidade são imensas porque existem locais que o transporte público coletivo não alcança”, disse o pastor.

Presente no evento, o vice-presidente da Câmara de Jacareí, vereador Paulinho do Esporte (PMDB), conduziu os trabalhos da Mesa Diretora durante a sessão. Na Tribuna, Paulinho enalteceu todos os líderes religiosos, inclusive aqueles que não foram indicados pelos vereadores, mas desenvolvem trabalhos relevantes em suas comunidades de atuação.

Que vocês se sintam homenageados nesta noite, pois todos são líderes em suas comunidades e demonstram isso no respeito com que tratam ao próximo, esta sim é a verdadeira liderança”, afirmou.

A vereadora Rose Gaspar (PT), autora do Decreto Legislativo nº 359/2014 que instituiu a homenagem, ressaltou a importância do líder religioso na formação dos indivíduos enquanto sujeitos sociais. “Eu sou o que sou hoje graças a um líder religioso, o padre Toninho, que não está mais presente entre nós”, e completou “por isso é fundamental respeitar todas as religiões, pois, assim, estaremos respeitando os mandamentos de Deus”, conclui.

Além de Rose Gaspar e do vice-presidente da Casa, estiveram presentes na sessão os vereadores Edgard Sasaki (DEM), Hernani Barreto (PT), Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), Maurício Haka (PSDB), Fernando da Ótica Original (PSC), Itamar Alves (PDT), Pastor Rogério Timóteo (PRB), José Francisco (PT) e Edinho Guedes (PMDB), todos com indicações homenageadas durante a solenidade.

A homenagem ao Líder Religioso faz parte do calendário anual do Legislativo Municipal e foi criada com o objetivo de valorizar aqueles que participam de atividades em prol do bem comum, através de ações nas pastorais, entidades filantrópicas e também por meio de práticas de interesse da comunidade religiosa, de Jacareí.

Conforme consta no texto do Decreto Legislativo, cada vereador pode indicar um nome a ser homenageado.

Legenda – Um dos homenageados da noite, o pastor Ebenezer de Carvalho foi o escolhido para discursar em nome dos líderes religiosos presentes na sessão

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest