Fernando quer resposta sobre sumiço de pertences de paciente na UPA Dr. Thelmo

O vereador Fernando da Ótica Original (PSC) encaminhou ao prefeito Izaias Santana dois pedidos de informação referentes às pastas da Saúde e Segurança e Defesa do Cidadão. Os documentos fizeram parte dos trabalhos da 40ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de quarta-feira (5).

Saúde – O questionamento do vereador faz referência ao sumiço de pertences de um munícipe que teve que ser entubado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz e, posteriormente, foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí.

“Porém, para a surpresa da família, não foram encontrados os pertences do Sr. Pedro: um pijama, um par de chinelos e sua prótese dentária. Estes pertences desapareceram na UPA”, indignou-se o vereador. Segundo o documento, os familiares foram tratados com descaso pelos funcionários da UPA.

Por isso, Fernando pergunta se os pertences do paciente já foram encontrados e, em caso negativo, quem vai ressarcir a família. Também cobra organização em casos de emergência como esses, como protocolos a serem seguidos e lugares adequados para a guarda e retirada dos objetos pessoais dos pacientes pelos respectivos familiares.

Segurança – Para a Secretaria responsável, o parlamentar indaga sobre procedimentos atuais e futuros para a Guarda Civil Municipal (GCM), que, segundo ele “se encontra ausente, seu comando não apresenta projetos, as viaturas estão sucateadas, há falta de equipamentos e treinamentos de atualização para o pessoal”.

 O vereador pergunta por que a Guarda não tem identificação, quais são os projetos de segurança por parte do comando da GCM e se há perspectivas de melhorias para esse setor da Segurança Pública.

Também pergunta quantas viaturas da Guarda, incluindo carros e motos, faziam parte do efetivo entre 2014 a 2016, e quantas foram adquiridas após 2017. Quantos veículos estão sucateados e sem uso também são questionados pelo vereador. “Quantos guardas finalizaram o último curso de formação e por que o projeto “Guarda Amigo”, acontece apenas no Jardim Califórnia”?

Por fim, Fernando pergunta os indicadores de criminalidade na segurança pública de Jacareí.

Legenda: Vereador cobra responsabilidade na guarda de pertences e perspectivas para a GCM

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest