Jornalista Eduardo Ohata é o convidado do Gente em Destaque

O programa Gente em Destaque entrevista neste domingo (25), às 20h, o jornalista Eduardo Ohata. Com passagens pelos jornais A Gazeta Esportiva e Folha de S. Paulo, além do portal UOL e dos canais ESPN, atualmente faz comentários em outro portal, o Yahoo. No bate-papo, o jornalista falou sobre o início de sua carreira.

Eu, quando criança, não me interessava tanto pelos esportes. Aos poucos, comecei a ter atração pelo boxe. Mas comecei na profissão em jornais pequenos, voltados à comunidade japonesa em bairros da cidade de São Paulo. Foi quando ‘A Gazeta Esportiva’ me chamou exatamente para escrever sobre boxe”.

Ohata contou ter sido o primeiro a publicar uma entrevista em um jornal de circulação nacional com o então desconhecido boxeador Acelino Freitas, o Popó, em meados dos anos 1990, que um tempo depois se tornou multicampeão na modalidade.

Fui até a Bahia e falei com ele. Vi que o Popó tinha características que poderiam levá-lo a conquistas grandes. E não deu outra”. Na Folha de S. Paulo editou um dos espaços mais nobres do caderno esportivo, o ‘Painel F. C.’, onde, por meio de notas curtas e exclusivas, trazia informações garimpadas à exaustão. “Era difícil porque a seção era diária. Então, a gente tinha que conseguir furos todo dia”.

O jornalista comentou a ausência das páginas de esporte nos jornais e a crise da profissão. “É muito triste ver, por exemplo, um jornal tradicional como era ‘A Gazeta Esportiva’ ser extinto, ou ver a ‘Folha’ e o ‘Estadão’ com apenas uma página de notícias esportivas. Eu fui colunista de boxe durante anos na ‘Folha’. Hoje em dia, nem tem como imaginar uma coisa dessas. Está todo mundo sem dinheiro, não há como investir em qualidade”.

Não perca! É nos canais 12 da NET, 39.2 na TV aberta, no site da Câmara de Jacareí e no canal do Youtube da TV Câmara (reprise: 27/8, às 21h).

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest