Juarez questiona proibição de acompanhamento de pacientes em consultas nas unidades de saúde

Um pedido de informações do vereador Juarez Araújo (PSD) questiona o prefeito Izaias Santana a respeito da proibição da entrada de acompanhantes nas consultas e atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), de Jacareí.

No documento, aprovado em Plenário durante a sessão ordinária de quarta-feira (24), o parlamentar explica que munícipes têm reclamado que ao acompanharem os pacientes nas consultas eles são impedidos de permanecerem no local do atendimento, exceto quando o paciente é idoso ou criança.

Segundo o vereador, a medida infringe determinações do Ministério da Saúde quando ao acompanhamento de pacientes às consultas. “As portarias de números 1286/93 e 1820/09 do Ministério da Saúde garantem ao paciente o direito a acompanhante – pessoa de sua livre escolha – nas consultas, exames e internações”, afirmou.

Juarez questiona se a proibição é uma determinação da Secretaria de Saúde do Município ou se trata de critério da gerência de cada unidade, quais os motivos da proibição e quais são os critérios adotados individualmente em cada unidade.

Poda de árvores – Na sessão, o vereador enviou dois requerimentos à EDP Bandeirante Energia, solicitando a realização de serviços de poda de árvores localizadas na Avenida dos Migrantes, no Parque Meia Lua (região norte), e na Rua Expedicionário Osmarino Ribeiro Alves, no Jardim Paraíso (região sul).

As árvores se encontram com as copas muito densas, com galhos entrelaçados nos cabos de energia elétrica, causando transtornos aos moradores e podendo ocasionar acidentes com maior gravidade”, afirmou.

Legenda – O vereador Juarez Araújo (PSD) na Tribuna da Câmara, durante sessão ordinária realizada na manhã de quarta-feira (24), em Jacareí

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest