Maestro Bartolomeu Vaz é o entrevistado do Gente em Destaque deste domingo (18)

O programa Gente em Destaque entrevista neste domingo (18), às 20h, o maestro Bartolomeu Vaz. Ele já se apresentou em Jacareí, por exemplo, como convidado no concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Jovem, em dezembro de 2017, no Educamais Jacareí, no Teatro Ariano Suassuna.

Vaz começou a se interessar pela música erudita ainda criança, e logo começou a estudar e praticar. “Se você gosta, não tem jeito: precisa se dedicar a horas e horas tocando o instrumento, lendo sobre a história dele, os compositores etc. Não dá para escapar. Se a gente fica um ou dois dias sem tocar, sentimos dificuldade quando retornamos. É impressionante”, disse.

O maestro estudou em uma das mais renomadas escolas do ramo, a Fêgo Camargo, em Taubaté (SP). Lá, se aperfeiçoou e iniciou a sua trajetória como maestro profissional. “Quando se estuda para isso, a responsabilidade sobe demais, porque temos de prestar a máxima atenção em cada um dos músicos. Se um desafina, ou toca fora da ordem, tudo fica prejudicado”, contou.

Em Caraguatatuba (SP), viveu uma de suas maiores emoções: desenvolver um projeto de montar uma orquestra do zero. Durante alguns anos, se apresentou com ela em diversos eventos. Hoje, o projeto não existe mais.

Por causa dessa ideia que tivemos, recebi da Câmara o título de Cidadão Caraguatatubense. Foram bons anos ali. Atraímos gente que nunca havia visto uma orquestra, ou nem sabia o que era música erudita, clássica. Tocamos com artistas consagrados, em forma de parceria também. Mas aí é aquela mesma história de sempre: entra a administração nova, avalia tudo, vem a crise, ninguém tem dinheiro. É triste, mas acontece”, comentou.

O programa ‘Gente em Destaque’ com Bartolomeu Vaz vai ao ar neste domingo (18), às 20h, nos canais 12 da NET, 61.4 na TV aberta, e simultaneamente nos sites www.jacarei.sp.leg.br e www.youtube.com/tvcamarajacarei. Será reprisado ao longo da semana em outros horários.

Legenda – O maestro Bartolomeu Vaz (à esq.) é o entrevistado do programa Gente em Destaque que vai ao ar no domingo (18), às 20h

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest