Médica reforça importância do autoexame para prevenção do câncer de mama

A Câmara de Vereadores de Jacareí realizou na manhã desta sexta-feira (21) palestra a respeito da prevenção ao câncer de mama como parte das ações adotadas pelo município em homenagem ao “Outubro Rosa”, evento mundial símbolo de prevenção à doença.

Promovida pela Escola do Legislativo, a palestra representa a adesão do Legislativo Municipal à campanha “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer de mama.

Cerca de 20 servidores participaram da palestra, ministrada pela médica da Família Rita de Cássia Castro de Oliveira, que apresentou informações sobre fatores relacionados à doença e dicas de práticas para a realização correta do autoexame da mama, e da necessidade da realização periódica do papanicolau – exame de coleta para detecção de doenças relacionadas ao colo de útero.

O exame papanicolau é realizado para detecção do câncer de colo de útero e a mamografia é usada para detecção do câncer de mama. Além da coleta e do exame, é importante que as mulheres também realizem com frequência o autoexame da mama para a prevenção ao câncer”, explicou Rita.

Segundo a médica, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de serem malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Outros sinais incluem o inchaço em parte do seio, irritação da pele, saída de secreção e caroço nas axilas, todos eles possíveis de serem identificados com o autoexame.

O câncer é uma doença silenciosa que, no caso da mulher, a manifestação da doença na mama pode ser detectada previamente com o hábito do autoexame”, disse Rita de Cássia.

Dia D – A médica aproveitou a oportunidade para convidas as mulheres a participarem das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde durante a programação do Outubro Rosa, em Jacareí. “Neste sábado, dia 22, será realizado em todas as unidades da rede básica de saúde a coleta de material para exames de papanicolau e, para mulheres acima dos 40 anos de idade, também serão fornecidas guias para a realização de mamografia”, afirmou.

Após o Dia D, as coletas para o papanicolau e o fornecimento de guias para mamografia continuarão a ser feitas entre os dias 24 e 27 de outubro, no horário entre 7h e 21h nas unidades de saúde 12 horas, que ficam nos bairros Santa Cruz dos Lázaros e Parque Santo Antônio.

Doença – O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, atrás apenas do de pele, respondendo por aproximadamente 25% dos novos casos a cada ano. Segundo levantamento do Instituo Nacional do Câncer (Inca), somente em 2015 foram diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no país. Já em 2016, a estimativa do instituto é que mais de 55 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Lei Municipal – Em 2013, a Câmara Municipal de Jacareí aprovou a Lei nº 5.785, que incluiu a Caminhada Pense Rosa no calendário oficial do município. A lei também prevê que, durante a semana que compreende o evento na cidade, os prédios públicos sejam iluminados com a cor rosa.

Campanha – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Desde então, a campanha é promovida anualmente em diversos países.

Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Legenda – Médica faz orientação a respeito da realização do autoexame durante palestra realizada na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Câmara de Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest