TV Câmara Jacareí concorre a prêmios na II Mostra de Documentários de TVs Legislativas do Brasil

A TV Câmara Jacareí participa com quatro produções da II Mostra de Documentários de TVs Legislativas Brasileiras promovida pela Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas (ASTRAL).

A competição tem por objetivo divulgar os conteúdos produzidos pelas emissoras legislativas.

Os vencedores serão premiados durante a realização do Seminário de Tecnologia da ASTRAL/ SETEXPO, no dia 29 de agosto, em São Paulo, e terão ainda a veiculação dos seus documentários na TV Câmara Brasília e TV Senado.

O documentário ‘Reciclo’ (18 minutos) mostra o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Jacareí Recicla, onde catadores de materiais são responsáveis pela reciclagem de 160 toneladas de resíduos todos os meses. O que para nós pode parecer o final de um ciclo, o lixo é o ponto de partida para Maria, Ozevaldo, Joyce e mais 42 trabalhadores. A reciclagem se torna material capaz de gerar valor, renda e o sustento de suas famílias.

Em ‘Caminhos dos Esporte’ (36 minutos), recomeços e superação são as palavras chave de vidas transformadas pelo esporte: artes marciais gratuitas tornam-se uma oportunidade para jovens e crianças de Jacareí; paraesportistas que mudaram completamente suas vidas e encontraram uma segunda chance; trabalho em equipe e muita persistência com o time Jacareí Rugby.

No documentário, histórias revelam que a maior recompensa nem sempre é uma medalha de ouro, e sim, um novo sentido para a vida.

A TV Câmara Jacareí concorre ainda com outros dois documentários na Mostra: ‘Dia de Praia’ (18 minutos), que narra a viagem de 100 quilômetros percorrida com 150 crianças na primeira vez na praia. Se uma imagem vale mais que mil palavras, é possível sentir, pelo olhar das crianças, a emoção de ver o mar pela primeira vez.

O documentário acompanhou uma ação da Associação Fênix, instituição sem fins lucrativos de Jacareí, que atua com crianças e adolescentes do bairro Rio Comprido (região leste), uma das áreas de maior vulnerabilidade social da cidade. Na viagem, além das crianças, o documentário relata a história de Dona Francisca, que, aos 102 anos, tem o seu primeiro dia de praia.

‘Alfredo Schurig’ (34 minutos) desvenda a participação de um empresário de Jacareí na história do Sport Clube Corinthians Paulista. Antes da Arena Corinthians, o Itaquerão, ou mesmo o Pacaembu, o Corinthians realizava seus jogos no Estádio Alfredo Schurig, mais conhecido como Parque São Jorge ou Fazendinha.

O estádio foi construído com a ajuda financeira dos sócios do Corinthians e leva o nome do benfeitor do time que, em 1926, contribuiu com a compra do terreno onde seria erguido o primeiro palco do Timão.

Legenda – Documentário ‘Dia de Praia’ narra a viagem de 100 quilômetros com 150 crianças e suas emoções ao verem o mar pela primeira vez

Crédito – Reprodução/TV Câmara Jacareí

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest