A Câmara Municipal de Jacareí passa pelo processo de implementação e certificação da NBR ISO 9001:2008. O Sistema de Gestão da Qualidade busca demonstrar a eficácia dos processos administrativos da Câmara, apresentando o resultado do trabalho de seus servidores no atendimento do público interno e externo, baseado em normas e procedimentos, com foco em sua missão, visão e valores, para cumprimento dos objetivos e da política da qualidade do Poder Legislativo em busca da excelência.

A ISO é a organização com a mais vasta representatividade na emissão de normas internacionais de âmbito global, alcançando hoje 148 países. Foi criada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e a unificação de padrões técnicos, porém atualmente está ligada também à normalização de padrões de gestão, com alta repercussão econômica e social, tendo impacto não somente no setor de produção de bens tangíveis, mas também na área de serviços, contribuindo para a sociedade como um todo, principalmente nos aspectos de segurança e atendimento às exigências legais.

NBR ISO 9001
O SGI visa a unir o atendimento às normas de forma simultânea para os pontos comuns e incluir os valores não contemplados em alguma norma, a fim de que sejam vistos como um só processo de garantia de qualidade.
O Sistema de Gestão da Qualidade é definido pela política de qualidade da instituição, incluindo sua missão, visão e valores, que representam os objetivos a que se propõe para atendimento da qualidade e eficiência dos seus serviços. O SGQ é composto pelo Manual da Qualidade, Procedimentos, Instruções de Trabalho e Registros da Qualidade.

Manual da qualidade
O Manual da Qualidade contém todas as atividades que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade, assim como os processos da instituição e a interação entre eles.

É o documento mais genérico e apresenta a política, os objetivos e uma descrição concisa das diretrizes básicas para o planejamento e administração das atividades realizadas pela organização.

É utilizado como fonte de referência permanente para a implementação e/ou manutenção do sistema da qualidade, para orientar a criação de novos documentos e facilitar a comunicação sobre a forma de gerenciamento da qualidade, tanto internamente como junto aos clientes, auditores, etc.

Procedimentos
São documentos que detalham as diretrizes contidas no manual, indicando como a Câmara executa suas atividades rotineiras, de maneira a cumprir as políticas básicas planejadas.
A elaboração dos procedimentos visa a padronizar os processos de trabalho, a descobrir falhas, duplicação de atividades, etc., estimula o trabalho em equipe e permite que dúvidas sejam eliminadas e novos procedimentos sejam criados.

Instruções de Trabalho
Trata-se de documentos de nível operacional, que detalham a execução das atividades rotineiras. São documentos restritos aos departamentos, funcionando como cartilhas para auxiliar a execução de uma atividade.

Registros da Qualidade
Demonstram o nível de qualidade atingido pela Câmara. São os documentos produzidos pela organização no exercício de suas atividades e que devem ser conservados em função do seu valor. Devem ser armazenados e mantidos de forma que sejam prontamente recuperáveis.

As justificativas relevantes para a organização buscar a melhoria por meio da documentação de seus processos são: a padronização na maneira de execução das atividades de seu dia-a-dia, mesmo com a mudança de colaboradores, e a utilização nos treinamentos de novos funcionários ou na reciclagem dos já experientes.

Os manuais da qualidade, de procedimentos e de instruções de trabalho permitem planejar como será o trabalho. Pode-se checar os resultados do planejamento dos processos pelos registros da qualidade e atuar corretivamente, por meio de propostas de novos métodos de trabalho, que serão colocadas em prática com as revisões atualizadas dos procedimentos ou mesmo do manual, quando necessário. Esse é o real objetivo de se documentar garantindo um sistema da qualidade nas organizações.

Leia sobre nossa Política de Qualidade.

Veja nossa Missão, Visão e Valores.