História

No dia 10 de janeiro de 1948, os vereadores de Jacareí instalaram a Câmara Municipal provisoriamente no prédio da Associação Comercial. Tomaram posse os primeiros vereadores e o prefeito, eleitos sob a nova Constituição. Foi o juiz da Comarca, José Frederico Marques, quem deu posse a todos e, tão logo entregou o comando político da cidade, retirou-se do plenário anunciando que sua missão estava concluída. A partir daí, a Câmara Municipal de Jacareí e o prefeito começaram a trabalhar.

O primeiro presidente da Câmara de Jacareí foi Ubirajara Mercadante Loureiro (48 e 49) Depois, assumiu a presidência o vereador Pedro Vergueiro (49). O terceiro presidente foi Luiz de Araújo Máximo (50). Pouco depois de assumir, Luiz de Araújo Máximo substituiu o prefeito Roberto Lopes Leal, com problemas de saúde. Em 1951, o presidente foi Vicente Scherma.

Para a primeira legislatura foram eleitos os vereadores: Aloyzio Benedito Boneti, Alziro Oliveira Santos, Aparício Lorena, Bento Vieira de Moura Júnior, Elpídio Dantas, Fábio Túlio de Matos, José Rodrigues de Azevedo Chaves, Martinho Macedo, Pedro Pançoldo Binari e Pedro Quina de Siqueira.

Logo que a Câmara Municipal de Jacareí foi aberta, os vereadores passaram a fazer leis que ordenassem o crescimento da cidade.

(Fonte: Livro Câmara Municipal de Jacareí – 50 anos de Poder Legislativo -1998: págs 25 e 26)

📕📖 PDF do Livro de 70 anos da Câmara Municipal de Jacareí (clique, acesse e baixe)

📕📖 Ou acesse pelo site ISSUU (clique aqui para fazer o “folheamento virtual”)