Se você quiser usar livremente os comentários, terá que se submeter a algumas pequenas normas de conduta, elaboradas para manter a ordem da discussão e evitar poluição do espaço com assuntos fora do contexto.

Por isso, ao comentar, você automaticamente aceita os termos abaixo:

– Não saia muito do tema do tópico. Os comentários são feitos, como o nome diz, para comentar o texto que foi publicado.

– Não faça perguntas fora do assunto.
– O espaço dos comentários não é lugar para fazer perguntas ou tirar dúvidas, pois o sistema de busca funciona nele, o que dificulta a pesquisa posterior por outros usuários com a mesma dúvida.

– Não exija que moderadores/administradores respondam à perguntas nos comentários. Como já foi dito, não é o lugar.

– Não publique SPAM, visível ou mascarado. Links fora do contexto ou repetitivos poderão ser considerados como propaganda intencional.

– Não poste comentários usando nick com endereço ou nome de site, marca ou referência institucional externa. Poste apenas seu nome ou apelido.

– Coloque seu email verdadeiro. É a única maneira de podermos entrar em contato com você caso haja alguma dúvida quanto a validade de seu comentário. Ele não será exibido nem distribuído a ninguém, em hipótese alguma.

– Não poste nos comentários dados pessoais como endereços de email ou números de telefone. Sabemos que é sua responsabilidade cuidar da própria privacidade na internet, mas para preservar nossos leitores de problemas, dificultamos a postagem desse tipo de informação.

– Não se faça passar por uma pessoa que não é. Não use nick com nomes de produtos ou objetos. Não use nicks apenas com consoantes ou que a palavra seja impronunciável, pois poderemos pensar que você é mais um spammer russo/chinês (e eles são muitos).

– Faça comentários relevantes, que adicionem à discussão. Frases sem sentido ou de baixa relevância para o contexto deverão ser evitadas e podem ser moderadas sem prévio aviso.

– Se seu comentário ficou na moderação automática, não considere isso uma ofensa pessoal. Há várias razões para o sistema moderar uma mensagem.

– Críticas e sugestões devem ser feitas diretamente por email. Estamos sempre abertos a opiniões contrárias, desde que sejam visivelmente com o intuito de contribuir com o site e a comunidade.

– Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas. Não faça apologia a drogas ilegais, pornografia ou qualquer outro assunto que desrespeite a Legislação Brasileira.

– Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.

– Opiniões contrárias são bem aceitas, desde que feitas com educação e coerência.

– Não faça campanha política e nem exprima sua preferência partidária, pois o espaço não é para isso.

– Não faça apologia às Religiões e nem exprima sua preferência religiosa. O Brasil é formado por muitos credos e todos merecem respeito.

– Não escreva em LETRAS MAIÚSCULAS o texto todo.

– Não faça comentários repetitivos em artigos diferentes, ou eles poderão ser considerados como flood.

– Nunca confunda “democracia” com “escrever o que bem quiser”. Apesar da ilusória visão de que na internet tudo é permitido, há leis que reprimem ilegalidades na rede e por haver responsabilidade jurídica, os comentários serão SEMPRE moderados.

Tenha consciência de que, no momento que você escreve um comentário que desrespeite qualquer uma das normas acima, ele poderá ser apagado, sem nenhum aviso prévio, e o autor poderá ser banido do site. Muitos reclamam da moderação, mas não respeitam as regras. Porém, não existe democracia sem normas coletivas. Tenha isso em mente quando comentar.

A intenção destes termos é a de manter um ambiente agradável, sociável e organizado aos nossos leitores.