Rodrigo Vieira
A luta de pessoas que conseguiram vencer a dependência química e se livraram do vício causado pelo uso de drogas será o tema de homenagem no Plenário da Câmara de Jacareí na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h.
Durante a Sessão Solene serão homenageadas sete pessoas indicadas, por escrito, por entidades regularmente instaladas em Jacareí, cujos trabalhos são voltados à recuperação de dependentes químicos.
No evento, as associações Lar Cristão, Igreja Assembleia de Deus Madureira, Comunidade Fanuel, Dose Mais Forte, Desafio Jovem Ebenézer, Casa de Recuperação Seguidores de Jesus e Missão Libertar apresentarão os indicados Cezar Siqueira de Souza, Emerson Yukio Miura, Robson Nunes de Brito, Alexandre Américo da Paixão, Daiane Campos Camargo Silva e Jonas Cunha Mello Rodrigues, os quais receberão ‘Diploma de Mérito’ pelo exemplo de superação da dependência química.
Além das homenagens, representantes das entidades apresentarão informações sobre os trabalhos desenvolvidos com os pacientes, assim como o depoimento dos homenageados a respeito de suas experiências e trajetória que os levaram à superação do vício.
De autoria do vereador Pastor Rogério Timóteo (PRB), a homenagem foi instituída por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 336, aprovado pelos vereadores de Jacareí em maio de 2013. O documento foi inspirado a partir do Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas – tema criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que designou o dia 26 de junho como a data de sua celebração em todo o mundo.
Segundo o autor do projeto, o evento tem o objetivo de valorizar as pessoas que superaram o vício das drogas, assim como mostrar à sociedade e àqueles que ainda estão no vício que é possível vencer os problemas, com persistência e dedicação.
“Aqueles que conseguiram superar o vício das drogas são vitoriosos em nossa sociedade, pois nos dão um grande exemplo de superação, mostrando, especialmente àqueles que ainda estão no vício, que é possível vencer”, afirma o parlamentar.
A DATA – A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA – No Brasil, o tratamento para os transtornos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é instituído por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criada pela Portaria nº 3088, de 23 de dezembro de 2011.
A RAPS tem, entre outros objetivos, o de promover cuidados em saúde particularmente aos grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas), a prevenção do consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas, a redução de danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas, a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária, e inclui, ainda, a melhoria dos processos de gestão dos serviços, parcerias inter-setoriais, entre outros.