Audiência Pública debate transposição da Bacia do Rio Paraíba do Sul

A Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jacareí promoveu na noite da última segunda-feira, 26/5, Audiência Pública sobre a transposição das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul.

O presidente da Comissão, vereador José Francisco (PT) comandou os trabalhos que tiveram como ponto central a participação do geólogo Edilson de Paula Andrade, que palestrou sobre o tema, apresentando elementos técnicos sobre a possível transposição dos recursos hídricos para o Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo, sua viabilidade e consequências para a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Também compareceram ao evento, o presidente da Câmara Edinho Guedes (PMDB), o presidente da Frente Parlamentar da RM Vale e Litoral Norte, vereador Hernani Barreto (PT), o relator da Comissão, vereador Paulinho do Esporte (PMDB) e os vereadores Arildo Batista (PT), Edgard Sasaki (DEM) e Fernando Ramos (PSC). Além dos parlamentares de Jacareí, a audiência registrou a presença do deputado estadual Marco Aurélio (PT), da representante do Prefeito Municipal de Jacareí Izabel Levandowski, dos Secretários Municipais Valter Corbani (Planejamento), Altemir Almeida (Meio Ambiente), Sandra Valéria Lopes (Esportes e Recreação), além da presidente do SAAE, Lucilene Silva.

Para o geólogo Edilson de Paula Andrade é importante que nessa discussão, o Vale do Paraíba negocie com determinação junto ao Governo do Estado, pois essa água é fundamental para o desenvolvimento da região.  “Existem alternativas que oferecem mais disponibilidade de água, porém representam um custo mais alto para levar esse recurso até o Complexo da Cantareira. É o caso do Vale do Ribeira e da Represa do Jurumirim. A opção da bacia do Paraíba representa um reforço no abastecimento que não resolve totalmente o problema”, defendeu Edilson.

audO vereador José Francisco reforçou a importância do debate e do envolvimento da população com a questão. “Precisamos envolver a sociedade neste debate. É uma questão polêmica e a discussão precisa ser conduzida com informações, considerando todos os aspectos envolvidos. A realização da audiência pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara é uma dessas ferramentas” esclareceu o parlamentar.

A audiência contou com a participação do público que direcionou questões para o palestrante e outros membros da mesa e, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí.

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest