‘Biógrafo’ do Jornal da Tarde é o convidado do programa Gente em Destaque

O jornalista Ferdinando Casagrande veio a Jacareí falar sobre a sua carreira e o livro ‘Jornal da Tarde: Uma Ousadia que Reinventou a Imprensa Brasileira’, lançado no fim de 2019.

O periódico, fundado em 1966 e publicado até 2012, foi alvo de uma espécie de biografia. “Trabalhei lá muitos anos e passei por todas as funções: estagiário, repórter, editor, revisor. E percebi que ali havia muita história a ser contada. Foi um trabalho de memória e serviu para resgatar essa passagem do Jornal da Tarde pela imprensa brasileira”.

O livro, que ganhou o Prêmio Amazon de Livro Reportagem, cobre os 46 anos em que os exemplares foram às ruas. Casagrande entrevistou personagens que contribuíram à história do JT, como Mino Carta e Fernão Mesquita, um dos herdeiros da família proprietária do jornal, e também de ‘O Estado de S.Paulo’.

Algumas pessoas se emocionaram ao lembrar coberturas que participaram, ou reportagens que fizeram. Eu mesmo tenho lembranças que me são bastante queridas em relação ao JT. Muita gente me ajudou na profissão nesse jornal”.

Ao analisar o futuro do jornalismo impresso, Casagrande recordou outras publicações que também foram interrompidas por aqui, casos do Jornal do Brasil, Notícias Populares e Diário Popular. “Aprendi a gostar de ler o jornal porque todos os dias o meu pai trazia o JT para casa. E foi especial para mim ter o primeiro emprego exatamente no Jornal da Tarde”.

No programa ainda foram exibidas algumas das capas mais marcantes, como a da eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 1982, com um torcedor mirim aos prantos. “Até hoje é a mais comentada”.

Não perca! A entrevista será exibida no domingo (15), às 20h, nos canais 12 da NET, 39.2 na TV aberta, no site da Câmara de Jacareí e no canal do youtube da TV Câmara Jacareí, com reprises nas semanas seguintes em dias e horários variados.

Legenda – Ferdinando Casagrande, autor do livro ‘Jornal da Tarde: Uma Ousadia que Reinventou a Imprensa Brasileira’

Crédito – Portal dos Jornalistas

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest