Câmara concede título de cidadão jacareiense ao ex-vereador Didi Gaiola

A Câmara Municipal realiza na sexta-feira (20), às 19h, sessão solene para concessão de título de cidadão jacareiense ao ex-vereador, advogado e professor de Física Edson Aníbal de Aquino Guedes.

Didi Gaiola, como é popularmente conhecido, nasceu em 23 de setembro de 1947 na cidade de Itanhandu (MG). Em 1957, mudou-se para Jacareí onde foi acolhido com sua família e, dez anos depois, foi um dos idealizadores da Juventude Estudantil Jacareiense (JEJ), movimento que propunha organizar e mobilizar a classe estudantil da cidade.

Foi perseguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante o regime militar, mas seu espírito de liderança política prevaleceu e logo em 1968 foi candidato a prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla que se opunha ao ARENA, partido apoiado pela ditadura militar. Obteve o terceiro lugar na primeira disputa política.

Na eleição seguinte, em 1973/1976, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 1977 e em 1982, 1983/1988, 1993/1996, 1997/2000 e 2001/2004, tendo exercido o cargo de Presidente da Câmara no biênio 1999/2000, sendo atualmente, o cidadão vivo que exerceu mais tempo de mandato legislativo na história de Jacareí, totalizando 28 anos, dentro os quais 11 foram como vereador voluntário, sem o recebimento de qualquer subsídio financeiro.

Edson Guedes também foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (2001/2004), presidente da Fundação Pró-Lar (2005/2007) e fundador do diretório municipal do MDB, partido no qual se mantem filiado atualmente. Em 2007, com a entrada de seu filho Edinho Guedes na vida pública, Didi Gaiola resolveu se aposentar e hoje dedica-se à advocacia e a trabalhos voltados às causas sociais.

A homenagem é fruto do Decreto Legislativo nº 480, de 28 de fevereiro de 2024, de autoria do ex-vereador Dudi e assinado por Abner Rosa (PSD), Edgard Sasaki (PSDB), Luís Flávio (PT), Maria Amélia (PSDB), Paulinho do Esporte e Paulinho dos Condutores (ambos do Podemos), Roninha (CIDADANIA), Sônia Patas da Amizade (PSD) e Valmir do Parque Meia Lua (PP).

O título de cidadania é a mais alta honraria que a Câmara Municipal concede em nome do povo jacareiense, às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade, trazendo significativa contribuição para o Município, pelo exercício de suas atividades, sejam públicas ou privadas.

A solenidade é aberta ao público e será transmitida ao vivo, pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro, e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário