Câmara de Jacareí capacita servidores para otimização do serviço público

A Câmara de Jacareí realizou na manhã desta quarta-feira (28) a palestra de encerramento do projeto ‘Prêmio Eficiência Pública’ – uma metodologia que propicia ao servidor a geração de ideias para o aperfeiçoamento dos processos internos e, ao mesmo tempo, o reconheça e o valorize por seu trabalho cotidiano no ambiente Legislativo, em Jacareí.

Ao todo, cerca de 50 servidores participaram do evento, que foi realizado no Auditório da Câmara, às 8h.

Na opinião do consultor Vinícius Rico, da empresa Villar Rico Engenharia de Resultados, responsável pela execução do projeto, o prêmio tem a finalidade de rastrear as melhores práticas no ambiente de trabalho e estimular a valorização do servidor público. “Além de trabalhar na capacitação do recurso humano, o programa disponibiliza ferramentas para a gestão administrativa da Câmara”, explica Vinícius.

Por meio de uma metodologia de planejamento das situações e possibilidades de execução das ideias, os interessados preenchem um formulário no qual é descrito o processo atual e o que será proposto, e por fim, o passo a passo da execução. Na segunda etapa, as ideias são analisadas e classificadas de acordo com critérios que levam em consideração o tempo e o custo de implantação, no sentido de reduzi-los continuamente conforme o andamento das ações.

De acordo com a Diretora de Recursos Humanos da Câmara, Hélen Adalice de Oliveira André, o Prêmio Eficiência Pública, sob o ponto de vista administrativo, servirá para complementar a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), ferramenta que aperfeiçoou os processos internos da Câmara através de práticas normativas universais, como a certificação ISO 9001 (NBR ISO 9001:2008).

“A certificação ISO 9001 mapeia e padroniza os processos internos, ou seja, ela ratificou um trabalho que já havia sendo feito de forma eficiente na Câmara”, e complementa “já o Prêmio Eficiência Pública aperfeiçoa os processos, valoriza o recurso humano e o estimula a buscar a melhoria contínua”, afirma Hélen.

Na primeira edição do Prêmio, realizado em dezembro passado, foram apresentadas 18 propostas sugeridas pelos servidores. Destas, três receberam prêmios mediante análise de impacto e esforço que a ideia sugerida teria ao ser implantada nos processos administrativos da Casa.

PARTICIPAÇÃO – Segundo o Secretário Legislativo da Câmara, Benedito Anselmo Tursi, a intenção do projeto é incentivar a participação do servidor no desenvolvimento de melhorias que reduzam tempo e custos no cotidiano de trabalho, por meio de um canal no qual as boas ideias sejam aproveitadas, independente da função ou cargo ocupado pelo autor da proposta.

Nos ambientes de trabalho, de uma maneira geral, as ideias que vem de baixo para cima são recebidas com mais empatia”, afirma Tursi. Para ele, “quando há reconhecimento, o servidor é valorizado”, conclui o secretário.

Legenda – Ao todo, cerca de 50 servidores participaram da palestra de encerramento do Prêmio Eficiência Pública, realizada no Auditório da Câmara de Jacareí

Crédito – Márcio Martinele/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest