Câmara de Jacareí sedia abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Câmara de Jacareí sedia na noite de quarta-feira (27) a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece a partir das 19h no plenário da Casa. A cerimônia terá a palestra da enfermeira diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Jacareí, Liz Verônica Pacheco Monteiro, que abordará a importância da saúde pública no acolhimento às pessoas.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS), prossegue na quinta (28) e sexta-feira (29) no espaço EducaMais São João (Rua Chiquinha Schürig, 169), com debates nas salas temáticas para discussão e votação das propostas apresentadas nas plenárias.

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a Conferência é realizada a cada dois anos com a participação dos usuários, gestores, prestadores de serviços e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de avaliar a situação e estabelecer propostas de saúde pública para o município.

Participarão do evento os delegados eleitos durante as pré-conferências realizadas nos meses de março e abril. Ao todo, 80 delegados titulares e um suplente representam os usuários; 42 delegados titulares e 14 suplentes representam os trabalhadores; e 43 delegados titulares e 15 suplentes representam os gestores.

As propostas apresentadas na Conferência Municipal de Saúde serão levadas para a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em julho, em São Paulo, e depois seguirão para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em novembro, em Brasília.

A promoção da Conferência Municipal de Saúde faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2014/2017, e tem por finalidade o fortalecimento da participação da comunidade no controle social da gestão do SUS no âmbito municipal.

COMUS E CGU – Os Conselhos Gestores de Unidade (CGU) são constituídos por representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde e da administração púbica, e atuam na participação da sociedade organizada junto às unidades de Saúde.

Já o Conselho Municipal de Saúde (COMUS) representa a participação da sociedade organizada na administração da saúde pública, exercendo o controle social. Atua na proposição de estratégias e controle da execução das políticas de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Legenda – Vista aérea da Câmara de Jacareí, que sedia na noite de quarta-feira (27) a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde
Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest