Câmara faz Sessão Solene para homenagear doadores de sangue de Jacareí

A Câmara Municipal promoveu na tarde desta quarta-feira (26) Sessão Solene em homenagem aos doadores de sangue de Jacareí. No evento, realizado no Plenário da Casa, receberam o diploma de honra ao mérito os doadores Adilson Donizete Rodrigues de Souza (24 doações), João Batista de Souza (32 doações), Lauro Cardoso (13 doações), Maria Marques Ribeiro de Carvalho (28 doações) e Vanderlucio Rosa da Silva (26 doações).

A escolha dos homenageados foi feita por meio de indicação do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHHSJC), unidade responsável pela captação e doação de sangue para 30 hospitais e clínicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Em seu discurso na Tribuna da Câmara de Jacareí, a diretora do SHHSJC, a médica Leila Maria Magalhães Pessoa de Melo agradeceu o ato voluntário de todos os 161 mil doadores cadastrados no Serviço, e em especial aos seis homenageados.

No mundo moderno de hoje é honrosa a atitude de pessoas que, de maneira altruísta doam sangue para ajudar aqueles que mais necessitam. O sangue é fundamental para salvar a vida de alguém, e a cada doação podemos salvar até três vidas”, afirma a diretora.

Autor do decreto legislativo que instituiu a sessão solene de homenagem aos doadores de sangue de Jacareí, em 2011, o presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), afirmou que o objetivo do evento é mais do que apenas promover o reconhecimento do Poder Público, mas especialmente para servir de exemplo para que a sociedade se mobilize e amplie o número de doadores.

O ato de doar sangue e ajudar ao próximo deve ser reconhecido, mas, principalmente, multiplicado para toda a sociedade”, ressalta Edinho.

Segundo o decreto legislativo, a Sessão Solene deve ser realizada anualmente durante a semana da Sessão Ordinária que compreende o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue.

O Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos – É um centro de excelência médica criado por hematologistas em 1980 que trabalha dentro do máximo rigor científico e aplica recursos de última geração em todos os procedimentos que realiza nas áreas hemoterápica (banco de sangue), hematológica (atendimento a pacientes com doenças do sangue) e laboratorial.

É responsável pelo suprimento de sangue e derivados a mais de 30 hospitais e clínicas, entre eles o Hospital Municipal, a Santa Casa e o Hospital Pio XII de São José dos Campos, a Santa Casa e o Hospital São Francisco, de Jacareí, e o Hospital São Lucas em Taubaté, permitindo a realização de uma média de três mil transfusões por mês.

Rodrigo Vieira/CMJ
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest