Câmara homenageia Edis Rigo com nome de rua em Jacareí

 

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (20), os vereadores de Jacareí aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que confere à antiga Rua 22, no bairro Bandeira Branca II (região oeste), a denominação de Rua Edis Rigo, ilustre morador da cidade.

O autor do projeto, vereador Edgard Sasaki (DEM), faz um relato da vida pessoal e profissional deste cidadão, nascido em 05 de novembro de 1924 na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, mas que desde 1948 viveu e fincou suas raízes em Jacareí.

O Seu Rube foi um homem que sempre serviu aos pobres. Emprestou grande parte de sua vida sem medir esforços e nunca deixava seus compromissos para depois”, diz o vereador em sua justificativa de projeto.

Ainda segundo Sasaki, em 1962, Edis Rigo ingressou na Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz da Imaculada Conceição, onde chegou a ser o seu provedor. “Seu Rube era um modelo de vicentino participativo, homem cujo objetivo sempre foi o de atender as necessidades dos humildes e desafortunados, com remédios, alimentos, vestuários, ou seja, dar um bem estar a um ser humano em dificuldades”, afirma Edgard.

Em sua homenagem, a vereadora Rose Gaspar (PT) enalteceu a trajetória e o exemplo de vida deixado por Seu Rube. “Ele foi um homem que deixa um legado de honestidade, humildade e amor ao próximo. Sua incansável luta pela vida sempre mostrou os valores da família e a busca por um ser humano cada vez melhor”, lembra a parlamentar.Nome de rua - Edis Rigo - vereador Edgard Sasaki autor do projeto

O HOMEM – Edis Rigo nasceu no dia 05 de novembro de 1924 na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Em meados dos anos 40, Rigo veio para Caçapava para cumprir o serviço militar obrigatório no Exército Brasileiro e acabou conhecendo a jovem Maria Albertina, que anos mais tarde se tornaria sua esposa.

Depois de casado, após um breve período em Jundiaí, o casal retorna ao Vale do Paraíba em julho de 1948 para residir em Jacareí.

Na época, ‘Seu Rube’, como era popularmente conhecido, trabalhou na Fiatex S/A. – indústria têxtil existente na época na Rua Alfredo Ramos – e também na Fábrica de Biscoutos Jacareí Ltda., onde trabalhou até 1951. Neste mesmo ano, Seu Rube aproveitou a oportunidade e foi trabalhar na Estrada de Ferro Central do Brasil, onde permaneceu por mais de 26 anos e se aposentou como maquinista.

Como vicentino convicto e participativo, ‘Seu Rube’ foi por diversas vezes presidente e vice-presidente da Conferência e do Conselho Particular dos Vicentinos. Juntamente com os confrades Afonso Mariano, Jupe, Antônio Machado e outros, Edis Rigo um trabalhador incansável na obra de construção da sede do Conselho Particular São João Batista. Em 1997, ‘Seu Rube’ comemorou Bodas de Ouro e, dez anos mais tarde veio a falecer com 82 anos de idade, no dia 20 de outubro de 2007.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest