Câmara implanta projeto de acessibilidade e sustentabilidade

Com o plantio de nove árvores em suas áreas ajardinadas, a Câmara Municipal de Jacareí deu os primeiros passos para iniciar uma reforma que visa adequar suas calçadas e rampas. Essa obra compreenderá a reforma de toda a calçada no entorno do prédio do Legislativo Municipal, na Praça dos Três Poderes, região central de Jacareí. Entre várias benfeitorias previstas, estão a troca de revestimento do piso da calçada, a criação de faixa gramada e a alteração de rampas de acesso às entradas do prédio.

Essa obra visa a implantação de uma calçada-modelo em nossa cidade, em termos de acessibilidade e sustentabilidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB). De acordo com o projeto apresentado, a utilização de um piso mais permeável e a presença de uma faixa de grama farão com que a água da chuva seja absorvida mais rapidamente pelo solo, evitando que ela seja despejada nas galerias pluviais.

Para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais, as rampas serão readequadas com a troca de revestimento e instalação de piso tátil especial, usado para orientação de pessoas com deficiência visual. Complementando as obras, também estão previstas a substituição de parte do gradil, a construção de uma lixeira para coleta seletiva e a implantação de um novo projeto paisagístico, entre outras melhorias.

A árvore escolhida foi a Aroeira Salsa, bastante utilizada no paisagismo por ser uma planta ornamental adequada à paisagem urbana, devido à sua resistência e pouca necessidade de manutenção. “A arborização das áreas ajardinadas da Câmara contribuirá para maior qualidade térmica do prédio e, também, da Praça dos Três Poderes”, complementa Edinho.

O prazo para conclusão e entrega dos serviços pela empresa responsável pela obra, que foi escolhida em licitação pública, será de 60 dias, contados a partir da vigência do contrato.

Ricardo Gagliardi/CMJ

Legenda da Foto: Jardineiro finaliza plantio de árvores na Câmara Municipal
Crédito da Foto: Ricardo Gagliardi/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest