Câmara Jovem 2014 encerra as atividades do ano em Sessão Solene no Plenário

A Câmara de Jacareí encerrou na tarde de quarta-feira (17) a posse dos Vereadores Jovens eleitos para o projeto “Câmara Jovem” de 2014. A Sessão Solene para o encerramento da 12ª edição do programa contou com a presença de oito dos 13 Vereadores Jovens, alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, de Jacareí.

Além dos estudantes, o evento teve a participação de pais e familiares dos vereadores jovens assim como do presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), da vereadora Rose Gaspar (PT) – autora do Decreto Legislativo nº 203, que instituiu o “Câmara Jovem”, e dos parlamentares Itamar Alves (PDT), José Francisco (PT), Edgard Sasaki (DEM), Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) e Pastor Rogério Timóteo (PRB).

Segundo o Decreto, podem participar alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental com idade até 14 anos, e os estudantes do Ensino Médio com até 16 anos de idade, desde que estejam cursando até o 2º ano.

Durante a sessão, os vereadores jovens apresentaram projetos, requerimentos e indicações elaborados durante o exercício de suas atividades, em 2014. Os documentos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica da Câmara, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, transformam-se em leis.

Segundo a vereadora Jovem, Mayara Farias Sabion, o projeto é uma forma dos jovens tomarem ciência da responsabilidade de todos os trabalhos realizados por um vereador no desempenho de suas funções junto à sociedade.

O Câmara Jovem me permitiu participar do exercício da vereança, acompanhar as atividades diárias do vereador, inclusive nas sessões plenárias, e me mostrou, principalmente, o que significa ser um representante da população no Poder Legislativo e a responsabilidade que o exercício de um cargo eletivo impõe”, afirma a estudante.

Convidada a fazer uso da Tribuna, a vereadora Rose Gaspar valorizou o projeto e o empenho dos jovens durante as atividades ao longo do ano. “Muito mais do que o discurso, o que vale na vida da gente são as atitudes que tomamos no cotidiano, e a Política é o caminho que os cidadãos têm para representar os anseios e interesses da coletividade”, afirma.

Também na Tribuna, o presidente Edinho Guedes valorizou o compromisso dos jovens no desempenho de seus papéis enquanto representantes das comunidades as quais pertencem. “Este estágio político é importante para desmistificar o trabalho parlamentar e a vivência de todos vocês durante esses meses é fundamental para a reflexão daquilo que cada cidadão deseja para o futuro, para que a sociedade assuma sua responsabilidade na construção da democracia”, conclui Guedes.

Pela primeira vez, todos os Vereadores Jovens foram eleitos pelos colegas em suas escolas e não mais indicados, como em anos anteriores. A novidade partiu da iniciativa dos participantes de 2013, que introduziram a votação direta como critério de participação no projeto.

As eleições ocorreram em cada uma das escolas participantes e contaram com o apoio da administração das escolas e do Tribunal Regional Eleitoral que cedeu as urnas utilizadas para as votações.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 12 e 17 da NET, 61.4 UHF aberto digital, ou pelo site www.jacarei.sp.leg.br

Vereadores Jovens 2014: Daniel Souza Lourenço (E.E.: Prof. José Simplício), Gilistaiane Vianna Cruz (E.E. Profª Maria Helena Denis Figueiredo), Guilherme Augusto Oliveira (Colégio Rezende e Rezende), Igor Salgado (Saint Exupery Pequeno Príncipe – SEPP), Jhonny Moreira Rodrigues (E.E. Profª Olívia do Amaral Santos Canittieri), Kethelyn Moreira (E.E. Profª Alcina de Moraes Salles), Liane Catarina Martins (E.E. Prof. Dirceu Junqueira), Lucas Brum Lopes (Instituto de Educação Thereza Porto Marques), Maiara Kimberly de Souza e Souza (E.E. Profª Darci Lopes), Mayara Farias Sabion (Escola Pompilho Mercadante), Milena Costa (Colégio Antônio Afonso), Natália Guedes de Freitas (Colégio Anglo Cassiano Ricardo) e Tatiane Perreira de Lima (E.E. Prof. Francisco Gomes da Silva Prado), alunos do ensino médio da rede pública e particular de Jacareí.

O PROGRAMA – A Câmara Municipal de Jacareí, por meio do projeto Câmara Jovem, oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o cotidiano e as funções desta Casa de Leis e de nossos vereadores.

Criado em 2003 por meio de decreto legislativo, o Câmara Jovem de Jacareí tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil da cidade nas discussões de problemas sociais. Envolvendo as escolas e estudantes do município na elaboração de projetos de lei, vivenciando na prática o trabalho do vereador.

Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do Município e conhecimento das atividades legislativas, proporcionando aos alunos informação sobre a função do vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.

Rodrigo Vieira/CMJ
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest