Câmara sedia audiência do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

A Câmara Municipal sediou na tarde de quinta-feira (18), audiência pública para apresentação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) de Jacareí.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão com o objetivo de apresentar as ações de contingência a serem realizadas no ano, referentes às operações nos períodos de estiagem, conforme as localidades vulneráveis, assim como as ações de prevenção e mitigação a desastres naturais feitas pela Prefeitura.

Segundo o agente da Defesa Civil de Jacareí, Carlos Augusto Amaral Torres, o Plano de Contingência está dividido em duas etapas, uma durante o desastre (resposta) e outra imediatamente após sua ocorrência (recuperação).

O primeiro atendimento consiste no corte de árvores para desobstrução de vias e entradas de imóveis no caso de árvores de pequeno e médio porte, fazer o resgate de vítimas, solicitar o apoio ao corpo de bombeiros no resgate de vítimas, realizar o levantamento das casas onde houveram inundação e repassar para a Assistência Social, fazer vistoria em locais onde houveram deslizamento de terra, queda de muro ou danos estruturais em imóveis”, explicou Torres.

Na primeira etapa ainda estão previstas atendimento às famílias, avaliação e encaminhamento para casa de parentes, abrigamento, fornecimento dos kits, cobertores, colchões, cesta básica, verificação de doenças e vacinas, fornecimento de hipoclorito, transporte para vítimas, fornecimento de água para consumo e verificação de estragos nas redes de água e esgoto.

Já a segunda etapa, após o desastre, o Plano determina a sinalização das vias afetadas e normalização de trânsito, remoção dos entulhos nos locais afetados, lavagem das ruas atingidas, recuperação das vias, remoção de árvores, triagem das famílias afetadas, transporte de feridos e vulneráveis para abrigos provisórios ou casa de parentes, contagem de feridos e óbitos, avaliação de danos nas áreas de risco cadastradas e restabelecimento de serviços essenciais.

Todas essas ações, sejam elas durante o desastre ou na recuperação, têm o envolvimento e o esforço conjunto de todas as secretarias municipais”, completou o agente.

Para o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio Silva Santos, o Plano foi elaborado para que os órgãos possam atuar de acordo com as competências que lhes são conferidas, bem como “realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades aqui previstas, através de protocolos de alerta, alerta máximo e ações emergenciais”, concluiu.

Participaram da audiência os vereadores Paulinho dos Condutores e Dudi (ambos do PL), Edgard Sasaki, Maria Amélia e Abner Rosa (todos do PSDB), Rogério Timóteo (REPUBLICANOS), Roninha (PODEMOS), Valmir do Parque Meia Lua (União Brasil) e Luís Flávio (PT).

A audiência pública é aberta ao público e foi transmitida ao vivo, pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital, 12 da NET e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest