Dia da Conscientização da Fibromialgia é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 14 de maio, na Câmara Municipal de Jacareí, os vereadores aprovaram por unanimidade o processo número 72 de 2014 que institui na cidade o ‘Dia da Conscientização da Fibromialgia’. O autor é o parlamentar Arildo Batista (PT), vice-presidente da casa. A data a ser fixada é o dia 12 de maio, ‘Dia Mundial’ dedicado à reflexão e busca de solução definitiva ao diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta principalmente pelas dores em todo o corpo. Em determinados casos é difícil definir se as dores são nos músculos ou nas articulações, o que costuma ser diagnosticado como dores psicológicas. Com a doença, os relacionamentos pessoais, por exemplo, ficam prejudicados. “Nesse sentido, a falta de conhecimento sobre o assunto pode gerar o preconceito contra o doente. Muitas vezes ele é rotulado de formas cruéis e inadequadas”, disse Arildo.

Com o devido apontamento do médico, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente. Mesmo não tendo cura, a fibromialgia pode ser controlada.

O dia 12 de maio está inserido no Calendário Internacional da Saúde e tem como principal objetivo chamar a atenção da população e dos especialistas da área da saúde para a doença. “Dada a relevância do tema, queremos fazer campanhas de conscientização e orientação dos pacientes e da sociedade em geral e também dos especialistas”, comentou o autor da propositura.

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest