Em noite de ‘sessão ordinária’, Câmara Jovem 2015 encerra mandato com propostas legislativas

A Câmara de Jacareí encerrou na noite de segunda-feira (14) o mandato dos vereadores jovens eleitos para o projeto “Câmara Jovem” de 2015. A Sessão Solene para o encerramento da 13ª edição do programa contou com a presença de 12 dos 13 vereadores jovens, alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de Jacareí.

Além dos estudantes, o evento teve a participação de pais e familiares dos participantes do projeto, assim como do presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), da vereadora Rose Gaspar (PT) – autora do Decreto Legislativo nº 203, que instituiu o “Câmara Jovem”-, e dos parlamentares Itamar Alves (PDT), Edgard Sasaki (DEM), Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), Rogério Timóteo (PRB), Antonele Marmo (PT), Maurício Haka (PSDB), Paulino do Esporte (PMDB), Ana Lino (PMDB) e Fernando Ramos (PSC).

Segundo o Decreto, podem participar alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental com idade até 14 anos, e os estudantes do Ensino Médio com até 16 anos de idade, desde que estejam cursando até o 2º ano.

Durante a sessão, os vereadores jovens apresentaram projetos, requerimentos e indicações elaborados durante o exercício de suas atividades, em 2015. Os documentos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica da Câmara, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, transformam-se em leis.

Segundo o vereador jovem Gabriel Dias, o aprendizado que recebeu da Casa Legislativa será algo que levará para toda a vida. “O trabalho do vereador é mais do que as pessoas dizem. É como se fosse um médico, que primeiro escuta e depois busca ajudá-las da melhor maneira possível, fazendo acontecer”, comparou Gabriel.

Convidada a fazer uso da Tribuna, a vereadora Rose Gaspar se emocionou ao afirmar que essa legislatura jovem é especial. “Eles entenderam que os jovens são essenciais em um Parlamento e conquistaram o principal objetivo, que é o ter uma boa noção do Poder Legislativo Municipal. Já se passaram 156 jovens desde a primeira legislatura e cada edição dá mais orgulho ver essas crianças assumindo responsabilidades”, discursou Rose.

Também na Tribuna, o presidente da Câmara, Arildo Batista, falou sobre a mensagem e o futuro que os vereadores jovens têm nas mãos após esse ano de mandato. “Hoje sairão nesta Casa 13 jovens com uma grande bagagem sobre cidadania. A gente fala em democracia, mas ainda há um desconhecimento muito grande do processo, e esses vereadores, agora, tem a responsabilidade de serem multiplicadores do que é ser um representante da Câmara”, disse Arildo.

Pela segunda vez nas treze edições, todos os Vereadores Jovens foram eleitos pelos colegas em suas escolas e não mais indicados por professores e diretores de escolas. A novidade partiu da iniciativa dos participantes de 2013, que introduziram a votação direta como critério de participação no projeto.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 12 e 17 da NET, 61.4 UHF aberto digital, ou pelo site www.jacarei.sp.leg.br

Vereadores Jovens 2015 – Mateus Garcia (presidente), Ana Logatto (1ª secretária), Gabriel Luque de Sousa (2º secretário), Giovanna Leide, Beatriz Rodrigues, Bianca Ferreira, Carmen Samira, Gabriel Dias, Luana Gabrielli, Luis Miguel, Rafael Borges, Sara Santos e Victor Campos.

PROGRAMA – A Câmara Municipal de Jacareí, por meio do projeto Câmara Jovem, oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o cotidiano e as funções desta Casa de Leis e de nossos vereadores.

Criado em 2003 por meio de decreto legislativo, o Câmara Jovem de Jacareí tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil da cidade nas discussões de problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes do município na elaboração de projetos de lei, vivenciando na prática o trabalho do vereador.

Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do Município e conhecimento das atividades legislativas, proporcionando aos alunos informação sobre a função do vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.

Legenda – Vereadores Jovens 2015 encerraram o mandato anual com diversas proposituras

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest