Ex-primeira dama é a convidada do Gente em Destaque

Sônia Bonanno, ex-primeira dama de Jacareí, está no programa Gente em Destaque, da TV Câmara, deste domingo (22), 21 horas.

Nascida em 1.945, é de família de italianos. Seus avós fundaram o bairro Jardim Santa Maria, na década de 1.950. “Eles vieram a Jacareí e provavelmente estavam bem de vida, porque compraram as terras e foram morar na então Fazenda Santa Maria, que foi o início do Jardim. E meu avô se mostrou um homem à frente de seu tempo, de vanguarda mesmo, já que projetou as ruas bem largas. Ele sabia da proximidade com a Via Dutra e quis fazer tudo para que o trânsito fluísse muito bem”, contou.

Aos 17 anos, Sônia se casou com o médico Thelmo de Almeida Cruz (1924-2011), 20 anos mais velho. Ele era amigo do pai dela, Orlando, e a conheceu quando Sônia tinha menos de 10 anos. “Em 1963, começamos a namorar no carnaval e em julho nos casamos. Não houve preconceitos por ele ter mais do que o dobro de minha idade. Sabia da sua fama de namorador, de galã. Realmente, o Thelmo era muito bonito e tivemos uma relação que durou 48 anos. ”

No bate-papo, além de revelar algumas histórias da infância do ex-prefeito de Jacareí (1983-88, 1993-96), como uma queimadura que por pouco não o matou (“chegou a receber a extrema-unção de um padre”), narrou passagens inesquecíveis da vida política dele. “No golpe de 64, houve um fato na Santa Casa da cidade e o exército invadiu o hospital, com armas nas mãos. O Thelmo não se conformou com aquilo e foi tirar satisfações em Caçapava, onde estava a sede militar. O pior é que alguns eram amigos dele, o Thelmo nasceu lá. Mas de qualquer forma, ficou marcado. Tanto que em 68, com o AI-5, chegou a queimar livros em casa, porque estava com medo.”

Sônia credita ao ex-vereador Demésio Mota a entrada de fato de Thelmo nos cargos eletivos. “O Demésio insistiu, conversou e convenceu o Thelmo. Primeiro, foi vice do Antônio Nunes, em 1.972. Lembro que o pai disse a ele: ‘Que esta seja a última vez em que você foi vice. Se for ser candidato, que seja ao principal.’ Em 82, foi uma festa. Era a época da redemocratização, o povo queria aquilo tudo. Em 92, de novo o Thelmo foi eleito, mas aí eram tempos mais difíceis, com inflação, recessão. E em 2.000, a proposta era só apresentar o partido novo, o PPS, e ele praticamente nem fez campanha [ficou em 7º lugar dentre os 9 concorrentes].”

Não perca! É nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta, com reprises ao longo das semanas seguintes em horários variados. O programa também estará no canal do youtube da emissora: www.youtube.com/tvcamarajacarei .

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest