Gente em Destaque entrevista o ex-vereador Pedro Faria

O programa Gente em Destaque entrevista no domingo (16), às 20h, o advogado, ex-delegado e ex-vereador Pedro Faria. Aos 79 anos, natural de Paraibuna (SP), Faria contou muitas histórias de sua infância e falou sobre a sua família grande.

Era irmão que não acabava mais. Perdi o meu pai muito cedo, e no leito de morte ele me pediu para cuidar dos mais novos e da minha mãe. E isso para uma pessoa que não tinha nem 20 anos de idade é um impacto brutal, responsabilidade tamanha”.

A sua primeira eleição foi em 1976, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação ao regime militar (1964-85). Foi a partir desta legislatura, prorrogada até 31 de janeiro de 1983 (mandato de seis anos) pela Constituição, que os parlamentares começaram a receber salários, os chamados subsídios.

Era, se tanto, um salário mínimo o que a gente recebia. A Câmara tinha só um carro oficial e o único vereador com assessor era o presidente. Era uma ajuda de custo que até então não havia e passou a existir”.

O segundo mandato veio na disputa de 1988, agora pelo PTB. O terceiro se deu por meio de suplência. Faria ocupou a vaga de Egídio Coimbra (1953-1999), que morreu em dezembro de 99, durante todo o ano de 2000, no PSDB.

Ficam boas recordações do período. A minha vida foi cheia de lances de superação, lá na zona rural, e revendo tudo tenho um baita orgulho”.

O Gente em Destaque vai ao ar nos canais 39.2 na TV aberta, 12 da NET, no site da Câmara de Jacareí, no canal do youtube da TV Câmara e na fanpages do Facebook (reprises: 18/6, 21h; e 30/6, 9h).

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest