Plano de arborização urbana prevê plantação de mais de 27 mil mudas nos próximos 20 anos

A audiência pública que tratou do Plano Municipal de Arborização Urbana de Jacareí foi realizada na noite de quinta-feira (6) na Câmara Municipal.

O secretário de Governo e Planejamento, Arildo Batista, e a secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Claude Mary, estiveram à frente, representando o Executivo Municipal.

Estiveram presentes os vereadores Edgard Sasaki (PSDB), Juliana da Fênix (PL), Paulinho dos Condutores (Podemos), Sônia Patas da Amizade (PSD) e Roninha (Cidadania), que destacaram a necessidade de manutenção das árvores na cidade.

O diagnóstico geral foi apresentado pelo engenheiro ambiental Helder Nocko, da Envex Engenharia e Consultoria, empresa contratada para fazer a análise técnica da arborização urbana do município.

Foram contabilizadas 16.467 árvores e o planejamento para os próximos 20 anos seria a plantação de aproximadamente 27 mil mudas na região urbana. O plano conta com detalhamento do local e espécies permitidas, considerando porte da árvore, fiações elétricas, qualidade das calçadas, entre outros fatores.

A Secretária de Meio Ambiente destacou que a cidade foi dividida em 12 regiões, otimizando o trabalho das equipes na questão de podas e novos plantios. “Em uma cidade de 350 anos, onde 90% da área urbana é pavimentada, é muito difícil fazer uma reforma estrutural. O que nós optamos em fazer é definir uma determinada região e plantar mudas nas áreas possíveis, como praças e áreas verdes. E vamos começar na região central”, afirmou Claude Mary.

Além do público presente, perguntas foram feitas por internautas através do canal do Youtube da TV Câmara Jacareí. As respostas envolveram planejamento de plantio de mudas na região central, considerações sobre árvores de grande porte em escolas municipais e possibilidade de plantio de árvores frutíferas em parques.

Após o fim do período de consulta pública, que encerra dia 21 de junho, o Plano Municipal de Arborização Urbana será elaborado e encaminhado para a aprovação dos vereadores, previsto para o segundo semestre deste ano.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário