Projeto ‘Câmara Jovem’ empossa vereadores para legislatura cidadã em Jacareí

Treze alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Jacareí tomaram posse na noite da última segunda-feira (20) no plenário da Câmara Municipal para o exercício do mandato de vereador na 13ª edição do projeto Câmara Jovem.

Cerca de 80 amigos e familiares dos alunos compareceram às galerias da Casa para prestigiar a cerimônia de posse dos vereadores jovens Ana Laura Cavalcante Vitório (E.E. João Cruz), Abner Ricardo dos Santos Ribeiro (E. E. Dr. João Victor Lamanna), Daniel Silvestre (E. E. João Feliciano), Alisson Lucas Mello de Morais (E. E. Prof. Maria Helena Denis Figueiredo), André Brasílio de Moares (E.E. Prof. Darci Lopes), Larissa Abrahão Sotero Camargo Leite (Instituto Educacional Thereza Porto Marques), Fábio Egydio Delpasso (Colégio Anglo Jacareí), Flávio Miranda Vieira (E. E. Prof. Alcina Moraes Salles), Isadora Ferreira Candal (Colégio Alcance), Cassia Scarlet Pereira Miranda (Colégio Antonio Afonso), Stefani Riper Lorena de Souza (E. E. Dr. Pompílio Mercadante), Ana Júlia Silva Macrina (Instituto Educacional Thereza Porto Marques) e Gabriel Henrique Pierini (E. E. Prof. Maria Helena Denis Figueiredo).

Durante o evento também foram eleitos os membros da Mesa Diretora, que será composta pela presidente Larissa Abrahão Sotero e pela vice-presidente Cássia Scarlet. Após a eleição da Mesa, Larissa fez o pronunciamento de juramento aos vereadores recém-empossados.

Prometo exercer, com dedicação e lealdade, o meu mandato na Câmara Jovem 2016, respeitando a lei e assimilando todos os conhecimentos que me forem transmitidos sobre o Legislativo e a atuação parlamentar dos vereadores”, afirmou Larissa.

Em seu discurso na Tribuna, a vereadora Rose Gaspar (PT) – autora do decreto legislativo nº 203/2003, que instituiu o Câmara Jovem – agradeceu às escolas participantes e explicou que o projeto tem como objetivo apresentar e explicar o funcionamento e responsabilidades do Poder Legislativo e suas relações, de harmonia e independência, entre os demais poderes que compõem o Estado (Executivo e Judiciário).

Vocês, vereadores jovens, irão aprender muito, mas também irão nos ensinar bastante, porque esta fase da vida, a juventude, é o momento para ousar. Por isso, ousem e critiquem, afinal, em um mundo e em um tempo dominados pela internet, é essencial que a gente proseie muito para que possamos construir boas ideias e projetos para a nossa cidade”, afirmou Rose.

Segundo consta no decreto, os vereadores são escolhidos por voto direto entre os alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa. Este ano, o projeto é voltado para o Ensino Médio e as eleições tiveram início no dia 03 de abril, na Escola Estadual João Feliciano, e terminaram no dia 10 de maio, na Escola Antônio Afonso.

Desde sua criação, em 2003, mais de 150 jovens já participaram do projeto.

Funcionamento – Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.

“Legislatura” – O mandato dos vereadores jovens termina no mês de dezembro. Desde a posse até o encerramento do projeto, cada um dos legisladores jovens acompanha a agenda dos vereadores da Câmara de Jacareí. Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como palestras sobre estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal. Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade.

No final da Legislatura, os vereadores jovens apresentarão seus projetos de lei, decretos, moções, requerimentos ou indicações. Além da possibilidade de criar, sugerir e aprovar projetos, a Câmara Jovem é uma ferramenta que propicia ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente Legislativo, assim como a participação em temas e debates que envolvem o interesse da população da terceira maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Legenda – Alunos prestam juramento durante solenidade realizada na noite da última segunda-feira (20) para ato de posse dos vereadores eleitos para a 13ª edição do Câmara Jovem

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest