Servidores da Fundação Casa pedem apoio da Câmara às reivindicações da categoria

Um grupo de agentes da Fundação Casa – instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania – compareceu às galerias da Câmara Municipal na tarde de quarta-feira (18) para pedir o apoio dos vereadores de Jacareí quanto às reivindicações trabalhistas da categoria junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Após a sessão ordinária, os agentes se reuniram no Plenário da Casa com o presidente Arildo Batista (PT), e com os vereadores Hernani Barreto (PT), Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), Edgard Sasaki (PSDC), Rogério Timóteo (PRB), José Francisco (PT), Ana Lino (PSD), Rose Gaspar (PT), Fernando da Ótica Original (PSC), Itamar Alves (PDT), além de assessores de gabinete dos vereadores Maurício Haka (DEM) e Paulinho do Esporte (PSD).

Em greve desde o dia 7 de abril, os trabalhadores pedem 42% de reajuste salarial, reajuste no vale alimentação, a realização de um novo concurso para contratação de mais profissionais e a redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30.

O índice de reajuste é alto, mas acompanha as despesas. Até o ano passado, o convênio médico aumentou 30% e neste ano foram mais 11%. Soma-se neste índice  mais 11% da inflação no período”, explicou Antônio Sérgio Eduardo, representante dos trabalhadores da Fundação Casa no Vale do Paraíba.

Ainda segundo Sérgio, a intenção dos agentes junto aos legislativos municipais é denunciar a prática administrativa equivocada adotada pelo governador de São Paulo quanto à condução das políticas socioeducativas para jovens infratores no Estado.

Ao invés de ressocializar, as práticas acabam prejudicando ainda mais a recondução do adolescente à sociedade, uma vez que o próprio ambiente e as políticas públicas adotadas pelo Estado não são capazes de prestar atendimento adequado as suas demandas e vulnerabilidades sociais, abrindo espaço para argumentações favoráveis à terceirização”, completou.

Em Jacareí, a unidade Fundação Casa está localizada no km 173 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em trecho localizado no bairro Chácaras Reunidas Igarapés, região oeste do município. Atualmente, a unidade possui 40 adolescentes em regime interno e outros 16 em caráter provisório.

Andamento – Ao fim do encontro, o presidente da Câmara Municipal sugeriu aos representantes que encaminhem documento à Casa contendo a pauta de reivindicações da categoria para que o Legislativo de Jacareí confeccione e envie requerimentos reivindicando do Governo do Estado e demais órgãos envolvidos medidas para solucionar o impasse.

A Câmara de Jacareí aguarda o envio da pauta de reivindicações para cobrar do Governo do Estado de São Paulo ações que ponham fim à greve e, ao mesmo tempo, proporcionem efetiva melhoria nas condições de trabalho dos servidores da Fundação Casa”, disse Arildo Batista.

Legenda – Vereadores de Jacareí durante encontro com servidores da Fundação Casa, realizado após sessão ordinária de quarta-feira (19) no Plenário da Câmara

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest