Sônia questiona prefeito sobre procedimento para resgate de animais silvestres

O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quinta-feira (16) pedido de informações da vereadora Sônia Patas da Amizade (PL), que questiona o prefeito Izaias Santana a respeito do procedimento de resgate de animais silvestres em Jacareí.

No documento, a vereadora questionou onde as pessoas devem ligar para adquirir informações de como agir; qual órgão do município é responsável por orientar e direcionar esses casos; quais cuidados devem ser tomados para manuseio emergencial de um animal silvestre; e se o local de destinação de um animal silvestre é o mesmo para animais saudáveis e animais machucados.

Segundo Sônia, em 2022 foi proposta uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, para recebimento de animais silvestres, principalmente em caso de vulnerabilidade, mas, até o momento, a parceria não foi realizada.

A Univap detém certa estrutura para recebimento de silvestres, principalmente em caso de vulnerabilidade, e foi proposto uma parceria entre eles e a Prefeitura de Jacareí, tendo em vista que cerca de 40% dos animais que são entregues lá vem de Jacareí e eles necessitam de ajuda financeira para dar andamento nos cuidados”, explicou.

Sem um local adequado para o recebimento de animais silvestres na cidade, a parlamentar questiona se Prefeitura tem interesse em firmar a parceria com a Univap; qual a previsão de data; qual é o procedimento para avaliar os animais que já podem ser soltos de imediato em um local seguro e os que devem ser destinados para cuidados, e quem faz essa avaliação.

Recebo inúmeros pedidos de resgate de animais silvestres como gambás, cobras, pássaros, pequenos mamíferos, capivaras, sendo que muitas vezes as pessoas já acionaram a Polícia Ambiental e não tiveram sucesso no resgate do animal”, disse.

Ainda segundo Sônia, exceto a Polícia Ambiental, as pessoas não sabem qual outro órgão pode ser acionado para o caso de resgate destes animais. “Não existe nenhum órgão ou telefone que seja responsável em receber esses animais ou em ir até o local para fazer o resgate”, concluiu.

Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Sônia Patas da Amizade durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest