TV Câmara Jacareí completa sete anos no ar com informação e cidadania aos telespectadores

Sete anos no ar, levando informação e cidadania aos seus telespectadores. Criada em 28 de abril de 2008, a TV Câmara Jacareí completa nesta terça-feira (28) mais um aniversário.

A data, além de comemorativa, representa o compromisso do exercício cotidiano de um jornalismo que eleva a informação ao patamar da cidadania, permitindo transparência à rede de elaboração das leis que regem o município através de uma linguagem clara e direta a respeito dos processos legislativos.

De acordo com o diretor da TV, Aroldo Mozart, a transparência é o principal diferencial da TV Câmara Jacareí para os demais veículos de comunicação. “Somos uma televisão pública e, por isso, ela é um canal da população, ou seja, um instrumento de promoção da cidadania”, afirma.

Segundo pesquisa realizada em 2014, a TV Câmara é um canal acessado por mais de 73 mil pessoas, desde sua criação, em 2008, número que, segundo Mozart, demonstra a credibilidade da TV pública de Jacareí. “Sabemos da dificuldade dos canais de televisão pública em conquistar audiência. No entanto, apesar disso, os números mostram que estamos no caminho certo”, ressalta.

Para Aroldo, a linguagem é o principal ‘ingrediente’ da programação, um diferencial para a conquista de novos públicos telespectadores, independente da idade ou formação. “É nisso que estamos trabalhando para os próximos anos: a construção de uma nova linguagem, mais jovial, tanto no conteúdo quanto na programação, independente do público”, diz.

Ao longo de sua trajetória, a TV pública de Jacareí desenvolveu oito programas semanais fixos, que serão reestruturados a partir desta nova formatação dos conteúdos. “É um momento de reformulação para a busca de novas propostas, com formatos mais dinâmicos para atrair ainda mais a atenção do telespectador. Tudo isso será feito para oferecer alternativas de boa programação ao cidadão”, afirma Elton Rivas, gerente de programação da TV Câmara Jacareí.

Além da grade de programação disponível 24 horas por dia em sinal aberto no canal 61.4 UHF e também na TV por assinatura NET no canal 12 (digital) e 17 (analógico), a TV pública de Jacareí exibe ao vivo todas as sessões do plenário, e acompanha os trabalhos dos vereadores e qualquer manifestação de interesse público.

Na cobertura dos assuntos legislativos, a TV Câmara simboliza o elo de comunicação entre o trabalho dos vereadores e a comunidade de Jacareí. Na opinião do presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), o canal permite ao cidadão conhecer seus representantes em relação ao que pensam sobre os assuntos e temas da atualidade, assim como esclarecer suas funções entre os Poderes do Estado.

A televisão dá transparência ao trabalho cotidiano do vereador, seja em relação a sua postura diante dos temas em voga na sociedade, seja na proposição de projetos de leis e na fiscalização dos atos do Executivo”, conclui o presidente.

Mais da metade dos moradores acima
dos 18 anos assistem à TV Câmara Jacareí

Mais de 72.800 pessoas – 53% da população acima de 18 anos residente em Jacareí (IBGE 2013) – assistem ou já assistiram ao canal Legislativo da cidade. Esta é a constatação de uma pesquisa de audiência encomendada pela Câmara Municipal de Jacareí a pesquisadores da METRICA – Instituto de Pesquisa.

De acordo com os resultados, a faixa etária com maior concentração de audiência, com 40% do público total, dividiu-se entre 36 a 55 anos. Em relação ao gênero, há predominância masculina com 61% dos telespectadores, enquanto na classificação por renda predomina o público com renda mensal de um a cinco salários mínimos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Os hábitos de audiência e outros detalhes do perfil da população também foram analisados. Foi possível confirmar que o público mais interessado na programação do canal é o com maior tempo de residência em Jacareí: 78% possuem 20 anos ou mais de domicílio na cidade. Outro dado importante é que – apesar do sinal ser aberto – 56% assistem através de TV a cabo.

 

Legenda – Equipe da TV Câmara Jacareí durante trabalhos de edição na Central Técnica

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest